A AMPLIAÇÃO DO PROJETO MULHERES INSPIRADORAS COMO AÇÃO COLETIVA DE RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17770Resumo
Com base nos postulados da Análise de Discurso Crítica, este estudo buscou investigar o modo como formas simbólicas contrárias a assimetrias podem ser textualmente materializadas e se constituir como um modo de resistência. O corpus de investigação consiste na exposição oral proferida pela autora do Projeto Mulheres Inspiradoras na aula inaugural do “Curso Projeto Mulheres Inspiradoras: educação para a transformação social”. O percurso metodológico foi o da pesquisa qualitativa interpretativista; e as categorias analíticas representação de atores sociais, intertextualidade, estrutura genérica, avaliação e modalidade orientaram as análises linguísticas e interdiscursivas. Os resultados apontam para a construção de representações do momento de ampliação do Projeto Mulheres Inspiradoras como ação coletiva de resistência e de identificações das/dos cursistas como intelectuais transformadores e parceiros na construção de um novo paradigma educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.