PROGRAMA DE PARCERIAS UNIVERSITÁRIAS MERCOSUL PORTUGUÊS-ESPANHOL ”“ PGPE: APROXIMAÇÃO DE CURRÍCULOS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Autores

  • Dorotea Frank Kersch UNSINOS
  • Fabrício Dias de Andrade UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16913

Palavras-chave:

Programa Parcerias Universitárias, Identidades, Comunidades de prática

Resumo

Neste trabalho, refletimos sobre a forma como um programa de mobilidade docente e discente, financiado pelos governos brasileiro e argentino impacta a vida dos alunos. De modo especial, analisamos as novas identidades que constroem ao longo da sua permanência no país de destino. Discutindo o programa de mobilidade no âmbito dos estudos sobre internacionalização, considerando a formação de comunidades de prática, e estudos de identidade, fizeram-se entrevistas semiestruturadas com os brasileiros quando voltavam do intercâmbio e com os argentinos antes de retornarem ao seu país. Os resultados mostram que programas dessa natureza não contribuem apenas para o desenvolvimento linguístico dos alunos, mas para sua formação integral: ensina a convivência com outras culturas e o respeito à diferença, melhora o desempenho linguístico, promove o amadurecimento pessoal, e desenvolve um diferencial na formação profissional.

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Biografia do Autor

Dorotea Frank Kersch, UNSINOS

Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, letramento, formação de professores, identidade, atitudes, bilinguismo e variação.

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

Kersch, D. F., & Andrade, F. D. de. (2018). PROGRAMA DE PARCERIAS UNIVERSITÁRIAS MERCOSUL PORTUGUÊS-ESPANHOL ”“ PGPE: APROXIMAÇÃO DE CURRÍCULOS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 216–230. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16913

Edição

Seção

Artigos