DIALOGISMO E VALORAÇÃO: ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ESTUDANTES SUL-COREANOS

Autores

  • Joice Eloi Guimarães Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16911

Palavras-chave:

Enunciado, Valoração, Escrita, Política, Coreia do Sul

Resumo

Em 2017 houve, na conjuntura política da Coreia do Sul, o impeachment da presidente Park Geun-hye. Esse contexto serviu de tema para as produções elegidas aqui como objeto de análise: enunciados escritos por alunos sul-coreanos aprendentes de língua portuguesa. A metodologia utilizada fundamenta-se na perspectiva sócio-histórica. Tomando como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin, o foco desta investigação é o enunciado concreto, em sua dimensão extraverbal, no intuito de compreender as valorações positivas acerca desse tema presentes nos textos. A análise das produções demonstra que os sujeitos integrantes desta pesquisa apresentam uma opinião favorável ao impeachment e que seus enunciados são construídos no estabelecimento de relações dialógicas com as vozes presentes nas esferas da sociedade coreana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora-pesquisadora no Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), campus Global em Yongin, Coreia do Sul. Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Guimarães, J. E. (2018). DIALOGISMO E VALORAÇÃO: ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ESTUDANTES SUL-COREANOS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 178–196. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16911

Edição

Seção

Artigos