LEITURA CRÍTICA DO DISCURSO MULTIMODAL EM REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013

Autores

  • Fábio Alexandre Silva Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Julianna Pereira Fagundes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16890

Palavras-chave:

Multimodalidade, Capas de revista, Discurso, Manifestações

Resumo

Os recursos verbais e visuais criam relações de poder, constroem identidades e difundem ideologias. Portanto, é importante desenvolvermos pesquisas que explorem esse potencial semiótico (VAN LEEUWEN, 2005) de construção de representações, especialmente considerando-se o desenvolvimento de projetos de multiletramentos. Nesse contexto de crescente importância dos estudos em multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), este artigo investiga representações das manifestações de junho de 2013 em capas de revistas nacionais com o intuito de desvendar sentidos construídos e discursos dominantes presentes nesse momento histórico (FAIRCLOUGH, 1995b, 2015[1989]; WODAK, 2004). Resultados gerais demonstram que as publicações analisadas, fazendo uso de estratégias narrativas, bem como de recursos interacionais e de composição, criam distanciamento entre o leitor e os fatos representados, possivelmente implicando em menor probabilidade de verem as manifestações como legítimas.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

É professor adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba. É doutor em Língua Inglesa e Linguística Apli­cada (Universidade Federal de Santa Catarina) e PhD em Linguística (University of Sydney). Desenvolve pesquisas com foco na Análise Crítica do Discurso, na Multimodalidade, na Linguística Sistêmico-Funcional e em Estudos de Gênero. Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se as representações de identi­dades, de discursos e de relações de poder na mídia, especialmente na TV, no cinema e em revistas.

Julianna Pereira Fagundes, Universidade Federal da Paraíba

Julianna Pereira Fagundes é licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal da Paraíba, tendo sido bolsista PIBIC no projeto intitulado “A leitura do texto verbal e da imagem na mídia contemporânea”.

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Bezerra, F. A. S., & Fagundes, J. P. (2018). LEITURA CRÍTICA DO DISCURSO MULTIMODAL EM REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 95–114. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16890

Edição

Seção

Artigos