Uma análise sistêmico-funcional e crítica do discurso de matchmaking on-line
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v13i1.11822Palavras-chave:
sociedade contemporânea. laços sociais. linguagem. discurso. sistemas abstratos.Resumo
Na sociedade contemporânea, muitos são os gêneros e meios utilizados para criar laços sociais entre as pessoas das mais diferentes formações, idades, classes sociais e orientações sexuais. Nesse contexto, a internet está ocupando um espaço cada vez maior na vida cotidiana das pessoas. Este trabalho visa demonstrar como a linguagem pode ser usada para construir representações do mundo que posicionam as pessoas no âmbito social. Apesar de o discurso dos dias modernos parecer celebrar as escolhas dos indivíduos, os resultados gerais da análise de transitividade (Halliday & Matthiessen, 2004; Martin; Matthiessen & Painter 2010) e do discurso (Caldas-Coulthard, 1997; Chouliaraki & Fairclough, 1999, Fairclough, 1989; Fairclough & Wodak, 1999; van Dijk, 1997) evidenciam, na verdade, que as pessoas são estimuladas a encontrar parceiros por meio de ações materiais concretas. Ademais, e talvez contraditoriamente, espera-se que essas mesmas pessoas confiem a sistemas abstratos (Giddens, 1991) a responsabilidade de encontrar esses parceiros, revelando que a nova era tem causado mudanças significativas nas relações de intimidade.
Downloads
Referências
Bezerra, F. O gênero textual “Mensagem ao Consumidor” nas contas de energia elétrica da SAELPA: A relação discursiva entre as partes. Letr@ Viv@, 5(1): 9-26, 2003.
______. ‘SEX AND THE CITY’: An investigation of women’s image in Carrie Bradshaw’s discourse as narrator. Dissertação de Mestrado. Pós-graduação em Inglês. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2008.
______. A imagem feminina em Sex and the City: Uma análise de transitividade da narração. Revista Investigações, 24(2): 103-133, 2011.
Bloor, T.; Bloor, M. The functional analysis of English. London/NY: Arnold, 1995.
Caldas-Coulthard, C. R. News as social practice: A study in critical discourse analysis. Florianópolis: Pós-graduação em Inglês/UFSC (ARES ”“ Advanced Research in English Series), 1997.
______. Da análise do discurso à análise crítica do discurso: Introduzindo conceitos. In: Caldas-Coulthard, C. R. & Scliar-Cabral, L. (Orgs.) Desvendando discursos: Conceitos básicos. Florianópolis: Ed. da UFSC,
, p. 19-44.
Chouliaraki, L.; Fairclough, N. Discourse in late modernity: Rethinking critical discourse analysis. Cambridge: Polity Press, 1999.
Fairclough, N. Language and power. London: Longman, 1989.
Fairclough, N.; Wodak, R. Critical discourse analysis. In: van Dijk, T. A. (Ed.) Discourse as social interaction. London; Thousand Oaks; New Delhi: Sage, 1997, p. 258-84.
Giddens, A. The consequences of modernity. Cambridge: Polity Press, 1991.
Halliday, M.A.K. The notion of “context” in language education. In: Ghadessy, M. (Ed.) Text and context in functional linguistics. Amsterdam: John Benjamins, 1999, p. 1-24.
Halliday, M.A.K; Matthiessen, C. M.I.M.. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Hodder Arnold, 2004.
Hasan, R. Linguistics, language and verbal art. Melbourne: Deakin University Press, 1985.
Heberle, V. An investigation of textual and contextual parameters in editorials of women’s magazines. Tese de Doutorado. Pós-graduação em Inglês. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 1997.
______. Critical reading: Integrating principles of critical discourse analysis and gender studies. Ilha do Desterro, 38: 115-138, 2000.
Martin, J. R. Language, register and genre. In: Burns, A. & Coffin, C. (Eds.) English in a global context: A reader. London: Routledge, 2001, p. 149-66.
Martin, J. R.; Matthiessen, C. M.I.M.; Painter, C. Deploying functional grammar. Beijing: The Commercial Press, 2010.
Ravelli, L. Getting started with functional analysis of texts. In: Unsworth, L. (Ed.) Researching language in schools and communities. Functional linguistics perspectives. London and Washington: Cassell, 2000, p. 27-64.
van Dijk, T. A. Discourse as interaction in society. In: van Dijk, T. A. (Ed.) Discourse as social interaction. London; Thousand Oaks; New Delhi: Sage, 1997, p. 1-37.
van Leeuwen, T. Introducing social semiotics. London/New York: Routledge, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.