A luta pelas “Diretas” e pela Constituinte no Brasil

Autores

  • Vânia Bambirra Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v10i2.54824

Palavras-chave:

Diretas Já, Assembléia Constituinte, Movimento popular, Democracia, Capitalismo dependente

Resumo

Texto inédito de Vânia Bambirra, de 1986, que trata da luta histórica dos movimentos populares brasileiros em torno da democratização do Brasil, por via das eleições diretas para o poder executivo, e da convocação de uma assembléia constituinte. Partindo da perspectiva crítica marxista à dependência, a autora apresenta o significado das mobilizações de massa, nos estertores da ditadura, em prol das eleições diretas, sua derrota no parlamento e a decisão para que houvesse eleições constituintes. Ao fim, faz uma análise sobre a provável natureza de referida assembléia constituinte, destacando seus contornos institucionais e de classe, antecipando críticas que a história comprovou serem corretas.

Biografia do Autor

Vânia Bambirra, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Brasileira de Minas Gerais, formou-se em sociologia política e administração pública pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursou mestrado em sociologia na Universidade de Brasília (UnB) e tornou-se doutora em economia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Foi pesquisadora e professora no Brasil, no Chile e no México, países nos quais viveu após dois anos de clandestinidade quando do golpe de 1964, partindo para o exílio devido a sua militância política, notadamente junto à Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop). Regressando ao Brasil, reintegrar-se-ia, não sem dificuldades, à UnB e filiar-se-ia ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), agremiação que deixou em 2000. Autora de significativa obra, é mais reconhecida como uma das intelectuais que compôs o grupo identificado com a construção de uma “teoria marxista da dependência”.

Referências

BAMBIRRA, Vania. El capitalismo dependiente latinoamericano. México, D. F.: Ed. Siglo XXI, 1974.

BRIONES, Álvaro. El neofascismo dependiente. México, D. F.: Ed. Siglo XXI, 1977.

DOS SANTOS, Theotônio. Socialismo ou fascismo: dilema latinoamericano. México, D. F.: Ed. Nueva Imagen, 1975.

FAORO, Raymundo. “Constituinte: a verdade e o sofisma”. Em: SADER, Emir (org.). Constituinte e democracia no Brasil hoje. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985, p. 7-16.

MARINI, Ruy Mauro. “Possibilidades e limites da Assembleia Constituinte”. Em: SADER, Emir (org.). Constituinte e democracia no Brasil hoje. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985, p. 17-43.

NOBLAT, Ricardo. “O governo volta a hesitar (Coluna do Castello)”. Em: Jornal do Brasil. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil SA, ano XVCI, n. 75, domingo, 22/06/1986, 1º Caderno (Política), p. 2.

PONTES, Marcelo. “Donos de terra querem dominar constituinte”. Em: Jornal do Brasil. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil SA, ano XVCI, n. 124, domingo, 10/08/1986, 1º Caderno (Política), p. 14.

SIMONSEN, Mario Henrique; CAMPOS, Roberto de Oliveira. A nova economia brasileira. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1974.

Downloads

Publicado

31.07.2024

Como Citar

BAMBIRRA, Vânia. A luta pelas “Diretas” e pela Constituinte no Brasil. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 10, n. 2, p. 769–781, 2024. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v10i2.54824. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/54824. Acesso em: 25 nov. 2024.