Publicação do Dossiê “Direitos de crianças, adolescentes e jovens”

01.08.2023

É com grande satisfação que a InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais torna público o Dossiê “Direitos de crianças, adolescentes e jovens”. Com a organização de Ana Radig Denne Lobão Morais, Assis da Costa Oliveira, Eder Fernandes Santana, o dossiê apresenta importantes contribuições teóricas, artísticas e militantes sobre teorias e práxis em defesa de abordagens inclusivas com crianças, adolescentes e jovens, desvelando estruturas de poder que atuam sobre esses sujeitos.

A edição, referente ao semestre de julho a dezembro de 2023, pode ser consultada na página <https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/issue/view/2668> e está disponível também na íntegra: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/issue/view/2668/833. Agradecemos a contribuição de todos e todas que tornaram possível o dossiê, em especial, aos companheiros e às companheiras do IPDMS e colaboradores/as que somam na construção militante de uma revista inSURgente e de um pensamento crítico a respeito de práticas e dos Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens.

Além dos artigos que compõem o dossiê, a edição conta ainda com as entrevistas da Irmã Henriqueta Cavalcante, defensora dos direitos de crianças, adolescentes e jovens; e do deputado constituinte José Genoíno, além também dosverbetes, expressões poéticas, resenhas e alguns documentos históricos, além de textos inéditos na temática de direitos e movimentos sociais.

Convidamos todas e todos à leitura e ao debate!

Saudações inSURgentes,

Equipe editorial e comissão organizadora do dossiê,

Julho de 2023.