A Maria Homem do Pantanal:

histórias de um “sapato velho”, mas não “furado”

Autores

  • Guilherme Rodrigues Passamani UFMS/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10831

Palavras-chave:

Visibilidade, Masculinidade entre Mulheres, Lésbica, Homossexualidade

Resumo

Este artigo é parte das reflexões de minha pesquisa de doutorado sobre a intersecção entre envelhecimento, memória e condutas homossexuais de pessoas com mais de 50 anos de idade que vivem na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul. A partir da trajetória de uma interlocutora, analiso a experiência de sujeitos em regiões que não são caracterizadas como grandes centros urbanos, atentando para os diferentes regimes de visibilidade a que estão submetidos, bem como às mudanças que envolvem o lugar social da homossexualidade. Estas análises destacam as performances de gênero da interlocutora, bem como um diálogo com a noção de “masculinidade entre mulheres”, no sentido de problematizar os conceitos de closet e wardrobe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Rodrigues Passamani, UFMS/UNICAMP

Guilherme Rodrigues Passamani possui graduação (bacharelado) em Ciências Sociais (UFSM). É Licenciado em Sociologia (UFSM). Bacharel e Licenciado em História (UFSM). É Mestre em História Latino-Americana (MILA-UFSM) e Doutor em Ciências Sociais (Unicamp). Atualmente é Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Antropologia e História, com ênfase em Gênero, Sexualidade, Envelhecimento e Homossexualidade.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Passamani, G. R. (2015). A Maria Homem do Pantanal:: histórias de um “sapato velho”, mas não “furado”. História, histórias, 3(5), 79–94. https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10831

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.