Comunicação e Silêncio na Experiência Política Espinosana

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i2.25780

Schlagworte:

Comunicação, silêncio, afetos, política

Abstract

Problema fundamental ético e político, a comunicação encerra menos a preocupação com a verdade como mero objeto do que com os afetos como exercício de vida e explicitação prática da experiência que ensina. Aqui, alguns elementos são elencados para caracterizar a difícil relação do filósofo ”“ da filosofia, da reflexão, do pensamento crítico ”“ com a violência (anti)política que se expressa, em muitas ocasiões, no verbo idiota ”“ porém, às vezes, efetivo ”“ e na proliferação do ódio, do medo e da exclusão.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Daniel Santos da Silva, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR

Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: ética, filosofia política, modernidade, Hobbes, Espinosa.

Literaturhinweise

CARVALHO, J. de. "Espinosa e a publicação do Tratado teológico-político”. Artigo eletrônico (acesso em 03 de junho de 2019): http://www.joaquimdecarvalho.org/artigos/artigo/74-Espinosa-e-a-publicacao-do-Tratado-Teologico-Politico-

CHAUI, M. Política em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

ESPINOSA, B. de. Tratado político. Trad. de Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

_____________. Ética. Trad. do Grupo de Estudos Espinosanos. São Paulo: Edusp, 2015.

_____________. Tratado teológico-político. Trad. Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_____________. Tratado da emenda do intelecto. Trad. de Cristiano Novaes de Rezende. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

LA BOÉTIE, Etienne. Discurso da servidão voluntária. Trad. Laymert Garcia dos Santos. São Paulo : Brasiliense, 1999.

Veröffentlicht

2019-11-17

Zitationsvorschlag

SILVA, Daniel Santos da. Comunicação e Silêncio na Experiência Política Espinosana. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 137–146, 2019. DOI: 10.26512/rfmc.v7i2.25780. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/25780. Acesso em: 18 juli. 2024.