A influência do conceito de conteúdo de Twardowski na teoria da intencionalidade de Husserl

Autor/innen

  • Sávio Passafaro Peres Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12508

Schlagworte:

Edmund Husserl, Fenomenologia, Kazimierz Twardowski, Intencionalidade

Abstract

Nas Investigações Lógicas (1900/1901), Husserl defende que a fundamentação epistemológica da lógica pura exigia uma determinada teoria da intencionalidade, em que se distinguisse ato, conteúdo e objeto. Husserl encontra inspiração para essa teoria da intencionalidade na obra de Kazimierz Twardowski, Sobre o conteúdo e o objeto das representações (1894). Husserl aceita a tese de Twardoswski, de que o conteúdo faz a mediação entre o ato e o objeto. Mas Husserl, em virtude de seu antipsicologismo, reformula a teoria de Twardowski, ao assumir que a significação é um conteúdo ideal e não um conteúdo psíquico. Isso traz o problema, em Investigações Lógicas, da apreensão do significado ideal por um sujeito real, problema esse que encontra sua solução na teoria da instanciação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Sávio Passafaro Peres, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade de São Paulo, na linha história da psicologia. Foi pós-doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professor visitante de filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco, no curso de pós graduação lato senso "Filosofia da Linguagem na Filosofia Contemporânea", ministrando a disciplina "Linguagem e Fenomenologia I" e "Filosofia Analítica I". É atualmente pós-doutorando na Universidade do Estado de São Paulo (Unesp-Assis). Membro do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Membro do GT de História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História da Psicologia, Epistemologia e Filosofia Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Origens da Filosofia Contemporânea e História da Psicologia no século XIX e início do século XX.

Literaturhinweise

BOER, T. D. The development of Husserl's thought. The Hague; Boston: Nijhoff, 1978.

BRENTANO, F. C. Psychologie vom empirischen Standpunkt. Leipzig: Verlag von Duncker & Humblot, 1874.

CAVALLIN, J. Content and object : Husserl, Twardowski, and psychologism. Dordrecht; Boston: Kluwer Academic, 1997.

HUSSERL, E. Logische Untersuchungen 1: Prolegomena zur reinen Logik. Halle a/S.: Niemeyer, 1900.

HUSSERL, E. Investigações lógicas. Segundo Volume. Par te I, Investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento (P. M. S. Alves & C. A. Morujão, Trans.). Lisboa: Centro de filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.

HUSSERL, E. Investigações lógicas. Segundo Volume. Par te II, Investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento (C. A. Morujão, Trans.). Lisboa: Centro de filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.

HUSSERL, E. Investigações Lógicas: Prolegômenos à Lógica Pura. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2014.

LOCKE, J. An essay concerning human understanding. Oxford: Clarendon Press, 1975.

PORTA, M. A. G. Un análisis del opúsculo de Kasimir Twardowski. Síntese (Belo Horizonte), 34, 261-282, 2007.

TWARDOWSKI, K. Zur Lehre vom I n h a l t u n d G e g e n s t a n d d e r Vorstellung en : eine psychologische Untersuchung. Wien: A. Hölder, 1894.

TWARDOWSKI, K. Sobre a doutrina do conteúdo e do objeto das representações. In C. BRAIDA (ed.),Três aberturas em ontologia: Frege, Twardowski, Meinong (pp. 43-90). Florianopolis: Rocca Brayde, 2005.

Veröffentlicht

2016-03-09

Zitationsvorschlag

PERES, Sávio Passafaro. A influência do conceito de conteúdo de Twardowski na teoria da intencionalidade de Husserl. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 16–24, 2016. DOI: 10.26512/rfmc.v3i2.12508. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12508. Acesso em: 25 aug. 2024.