Uma Análise da Observação B da "Fábula das Abelhas" de Bernard Mandeville: a respeito dos Patifes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i3.54040

Palavras-chave:

Mandeville. Knavery. The Grumbling Hive. Moralidade.

Resumo

O poema de Bernard Mandeville "The Grumbling Hive: or, Knaves turn'd Honest" explora a sutil interação entre moralidade e práticas comerciais, especialmente por meio das lentes do termo "patifaria” (knave). Este artigo examina o uso de knave feito por Mandeville em justaposição com o valor da honestidade retratado no título do poema. Em contraste com a transformação espiritual retratada no poema, em que todas as abelhas da colmeia se tornam honestas por meio de intervenção divina, Mandeville sugere um tipo diferente de mudança na prática moral, que incorpora ao tecido social um comportamento anteriormente inaceitável. Por meio de uma reconstrução histórica variada dos usos e entendimentos do termo em questão, o estudo explora as preocupações de Mandeville sobre a aceitação e a normalização da desonestidade em vários segmentos da sociedade, conforme ilustrado pela anedota na Observação B, que mostra como a desonestidade permeia todos os aspectos do comércio, envolvendo compradores, vendedores, comerciantes, atravessadores e negociantes. Ao analisar o retrato que Mandeville faz da desonestidade e sua integração na dinâmica social, este estudo busca elucidar as tensões subjacentes entre os padrões éticos e a busca do interesse próprio.

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Biografia do Autor

Bruno Costa Simões, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Professor Adjunto na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2022). Possui graduação (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Chicago. Além de tradutor, atua principalmente em Ética e Filosofia Política nas áreas relativas aos seguintes autores e temas: Bernard Mandeville, Thomas Hobbes, mecanicismo, movimento das paixões; Leo Strauss, pensamento conservador e democracia liberal; Carl Schmitt, decisionismo político. Professor de Pensamento Crítico e Ética (2011-2014) do Insper. Professor substituto da Universidade de Brasília (UnB - 2016). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado (PNPD-CAPES) no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (2018-2021)

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

SIMÕES, Bruno Costa. Uma Análise da Observação B da "Fábula das Abelhas" de Bernard Mandeville: a respeito dos Patifes. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 181–210, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i3.54040. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/54040. Acesso em: 2 jul. 2024.