Apontamentos sobre Tradutibilidade, Pedagogia e Hegemonia nos Cadernos de A. Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i3.29301

Palavras-chave:

tradutibilidade, hegemonia, pedagogia, Lenin, Gramsci

Resumo

Apresento aqui algumas reflexões sobre umas das fontes principais do entrelaçamento entre os conceitos de “hegemonia”, “pedagogia” e “tradutibilidade” nos Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci. Em particular, focarei sobre o Lenin que opera depois de 1917 e que destaca o papel da “cultura” e da “pedagogia” em relação à construção da nova economia, política e sociedade russa. Ademais, pretenderei indicar alguns pontos importantes que Gramsci desenvolve a partir de sua reflexão sobre o Lenin dessa fase histórica, em particular a relação entre tradutibilidade, “tradução”, hegemonia política e pedagogia. As páginas que se seguem colocam-se consciente e necessariamente como intervenção muito limitada, a qual deverá ser integrada sequencialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rocco Lacorte, Universidade de Brasília, UnB

Doutor (Ph.D) pela University of Chicago (EUA) e Pós-doutorando no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista da CAPES.

Referências

BARATTA, G. Le rose e i quaderni. Roma: Carocci, 2003.

BOOTHMAN, D., Traducibilità e processi traduttivi. Un caso: A. Gramsci linguista. Perugia: Guerra Edizioni, 2004.

CATONE, A. Bordiga. In: LIGUORI, G.; VOZA, P. (Orgs.). Dizionario Gramsciano 1926-1937. Roma: Carocci, 2009.

CARLUCCI, A. Gramsci and Languages. Unification, Diversity, Hegemony. Leiden-Boston: Brill, 2014.

CROCE, B. Estetica come scienza dell'espressione e linguistica generale. Bari: Laterza, 1922.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FROSINI, F. La religione dell’uomo moderno. Roma: Carocci, 2010.

______ Gramsci e la filosofia. Roma: Carocci, 2003.

GIASI, F. Gramsci a Vienna. Annotazioni su quattro lettere inedite. In: GIASI, F.;, GUALTIERI, R.;, PONS, S. (Orgs.). Pensare la politica. Scritti per Giuseppe Vacca. Roma: Carocci, 2009.

GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. V. GERRATANA (Org.). Torino: Einaudi, 1975.

______ Lettere dal carcere. CAPRIOGLIO, S.; FUBINI, E. (Orgs.). Torino: Einaudi, 1965.

IVES, P. Gramsci’'s Politics of Language: Engaging the Bakhtin Circle and the Frankfurt School. Toronto: University of Toronto Press, 2004.

______ Language and Hegemony in Gramsci. London and Ann Arbor (MI): Pluto Press, 2004.

IVES, P.; LACORTE, R. Gramsci, language, and translation. Lanham: Lexington Books, 2010.

LACORTE, R. “Sulla presenza dei concetti di 'traducibilità ,', 'lingua' e 'rivoluzione passiva' di Antonio Gramsci in Petrolio di Pier Paolo Pasolini”. In: MAGGI, A.; WEST, R. (Orgs.). “Scrittori inconvenienti”., Ravenna: Longo Editore, 2009.

______ “Translatability, language and freedom in Gramsci's Prison Notebooks”. In: IVES, P.; LACORTE, R. (Orgs.). In: Gramsci, language, and translation. Lanham: Lexington Books, 2010.

______ “Espressione e traducibilità nei Quaderni del carcere”. In: DURANTE, L.; LIGUORI, G. (Orgs.). Domande dal presente. Studi su Grasmci. Roma: Carocci, 2012.

_______ “‘Sobre alguns aspectos da ‘tradutibilidade’ nos Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci e algumas das suas implicações.”.’ In: Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: Editora UFU, 2014, p. 59-98.

_____ Personalidade, linguagem e política nos Cadernos de A. Gramsci. Apontamentos. In: Ontologia trabalho e formação humana, Adauto Lopes da Silva Filho; - Fátima Maria Nobre Lopes; - Francisco José Lima Sales (Orgs.). Fortaleza: Editora CRV, 2018, p. 231-280.

LENIN, V. I. Opere scelte. Roma: Editori Riuniti, 1968.

LIGUORI, G.; VOZA, P. (Orgs.). Dizionario Gramsciano 1926-1937. Roma: Carocci, 2009.

LO PIPARO, F. Lingua intellettuali egemonia in Gramsci. Roma-Bari: Laterza, 1979.

_____ “Gramsci and Wittgenstein. An intriguing connection”. In: CAPONE, A. (Org.). Perspectives on language use and pragmatics. München: Lincom, 2010, p. 285-320.

MANACORDA, M. A. Il marxismo e l’educazione. Roma: Armando Armando Editore, 1964.

MARX, K. (1845a) The Holy Family. In: Marx/Engels Selected Works, 1, Moscow: Progress Publishers, 1969.

_____ (1845b) Theses on Feuerbach. In: Marx/Engels Selected Works, 1, Moscow: Progress Publishers, 1969, p. 13-15.

MATUOKA, I. “Por que o Escola Sem Partido vai contra o papel da escola”, 24/05/2018. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/por-que-o-escola-sem-partido-vai-contra-o-papel-da-escola/, acessado em [12/11/2019].

OTAÅ EVIĆ, A. “Cambiamenti di regime chiavi in mano”. In: Le Monde Diplomatique/Il Manifesto. Roma: Novembro 2019, p. 1 e 18-19.

PRESTIPINO, G. “Dialettica”. In: Le parole di Gramsci. Roma: Carocci, 2004.

SCHIRRU, G. “La categoria di egemonia e il pensiero linguistico di Antonio Gramsci”. In: Egemonie, Dd’ORSI, A. (Org.). Napoli: Dante & Descartes, 2008.

TOGLIATTI, P. “La formazione del gruppo dirigente del Partito comunista italiano nel 1923-1924” (1962). Roma: Editori Riuniti, 1971.

VACCA, G. Appuntamenti con Gramsci. Introduzione allo studio dei Quaderni del carcere., Roma: Carocci, 1999.

Downloads

Publicado

26-01-2020

Como Citar

LACORTE, Rocco. Apontamentos sobre Tradutibilidade, Pedagogia e Hegemonia nos Cadernos de A. Gramsci. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 141–182, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v7i3.29301. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/29301. Acesso em: 21 nov. 2024.