A Babel suspeita de Nelson de Oliveira

Autores/as

  • José Leonardo Tonus

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018375

Resumen

As fotomontagens realizadas pela artista plástica Tereza Yamashita, inseridas na antologia Babel Babilônia, de Nelson de Oliveira, publicada em 2007, sugerem a presença de um enredo iconográfi co que, concomitantemente aos dispositivos paratextuais e ao conjunto das narrativas aqui presentes, vêm apoiar uma refl exão acerca da crise de valores que atravessa nossa sociedade. Estas criam um efeito de redundância que, para além de assegurar a legibilidade discursiva, aponta para a emergência de uma voz autoral compromissada que nos leva a nos interrogarsobre as funções e os limites das relações semântico-pragmáticas existentes entre texto, imagem, intertexto e arquitexto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DALCASTAGNE, Regina (2005). Entre fronteiras e cercado de armadilhas. Brasília: Editora UnB.

DURANTE, Daniel Castillo (2004). Les dépouilles de l’altérité. Montréal: XYZ éditeur.

GOMES, Renato Cordeiro (1999). “A cidade, a literatura e os estudos culturais: do tema ao problema”. Ipotesi: revista de estudos literários. Juiz de Fora. v. 3, n. 2, jul-dez. p. 19-30.

GROJNOWSKI, Daniel (1993). Lire la Nouvelle. Paris: Dunod.

LACROIX, Sophie (2007). Ce qui nous disent les ruines. Paris: L’Harmattan.

OLIVEIRA, Nelson de (2007). Babel Babilônia. São Paulo: Callis.

REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina (2002). Dicionário de Narratologia. Porto: Almendina.

TONUS, José Leonardo (2009). “El Imigrante y la Jerusalen Celeste”. Talles de Letras. v. 44, 1. Semestre. p. 21-34.

SULEIMAN, Susan Rubin (1983). Le roman à thèse. Paris: Puf.

Publicado

2011-07-27

Cómo citar

Tonus, J. L. (2011). A Babel suspeita de Nelson de Oliveira. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (37), 79–91. https://doi.org/10.1590/2316-4018375

Número

Sección

Sección Temática