O efeito-exótico em Milton Hatoum
Resumo
A literatura brasileira tem-se deparado ultimamente com uma proliferação significativa de obras literárias construídas a partir do deslocamento territorial e de seus diferentes aspectos. Dentro do que se costumou chamar poética migrante, nota-se, no entanto, uma total ausência de estudos sobre a estratégias discursivas específicas colocadas em prática pelos autores vinculados a este paradigma temático. Este constitui um dos temas centrais do nosso estudo que tem por objetivo questionar o aparecimento e as consequências de um efeito-exótico no romance Relato de um certo oriente de Milton Hatoum.
Downloads
Referências
HATOUM, Milton. Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
______. “Escrever à margem da história”, Seminário de escritores brasileiros, Instituto Goethe, São Paulo, 4/11/1993.
______. “Um certo oriente”, Letterature d’America, Rivista Trimestrale. Roma, Bulzoni Editore, 2003, pp. 5-17.
MOURA, Jean-Marc. Lire l’exotisme. Paris: Dunod, 1992.
______ e BESSIERE, Jean (org.). Littératures postcoloniales et représentations de l’ailleurs: Afrique, Caraïbe, Canada. Paris: Honoré Champion, 1999.
PELLEGRINI, Tânia. “Milton Hatoum e o regionalismo revisitado”, Luso-Brazilian Review 41:1. University of Wisconsin, 2004, pp. 121-37.
SAÃD, Edward W. L’orientalisme: l’orient crée par l’occident. Paris: Editions du Seuil, 1980.
TODOROV, Tzvetan. Nous et les autres: la réflexion française sur la diversité humaine. Paris: Editions du Seuil, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.