Samuel Rawet e o teatro da transgressão:
uma leitura das peças inéditas Os amantes e A farsa da pesca do Pirarucu e da caçada do Jacu
Abstract
A problemática da transgressão percorre o conjunto da obra do escritor Samuel Rawet, que durante toda a sua carreira questionou os sistemas religiosos, morais, estéticos e éticos que regem a nossa sociedade. Nos anos 70, no entanto, seu posicionamento se radicaliza, devido certamente à situação política brasileira e à emergência de novas correntes filosóficas nascidas nos movimentos revolucionários europeus da época. A obra raweteana escrita nesta período, e em particular sua obra teatral, é um testemunho concreto deste processo cujo objetivo é estabelecer uma nova base estética e ética para a literatura, notadamente pelo esgotamento dos elementos sobre os quais ela tradicionalmente se apoiou.
Downloads
References
BAUILLAGET, Annick. L’écriture imitative: pastiche, parodie, collage. Paris, Nathan Université, 1996.
BOBLET, Marie-Hélène. Le roman dialogué après 1950 (Poétique de l’hybridité). Paris, Honoré Champion, 2003.
BRUNEL, Pierre. “Éléments pour une problématique”, em DUGAST, Jacques et MOURET François (dir.). Littérature et interdits. Rennes, PUR, 1998.
CANOVA, Marie-Claude. La comédie. Paris, Hachette, 1993.
CORVIN, Michel. Dictionnaire encyclopédique du théâtre. Paris, Bordas, 1991.
FARIA, Maria Cristina Brandão. “Grande Teatro Tupi do Rio de Janeiro”. Trabalho apresentado no NP14-Núcleo de Pesquisa Ficção Seriada, XXV Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Salvador, BA, 4 e 5 de setembro de 2002.
GENETTE, Gérard. Palimpsestes. Paris, Éditions du Seuil, 1982.
GOMES, Danilo. “Na toca de Samuel Rawet, o solitário caminhante do mundo”, em Escritores brasileiros ao vivo, BH/Brasília, Editora Comunicação/ INL, 1979.
MONTEIRO, José Maria. “A direção de Os amantes”. Programa distribuído na representação de 1957.
OLINTO, Antônio. “Dinah: 20 anos”, em Tribuna da Imprensa, 3/12/1972.
PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o rebolado! Vida e morte do Teatro de Revista. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1991.
QUEIROZ, Dinah Silveira de. As noites do morro do encanto. Lisboa, Livros do Brasil, s/d.
____. “O grupo Café da Manhã”, em Diário de Notícias, 28/06/59.
____. Café da manhã. Rio de Janeiro, Olivé Editor, 1969.
____. “Os Amantes”. Programa distribuído na representação de 1957.
RAWET, Samuel. Os amantes, (1ª versão/texto datilografado), s/d.
____. Os amantes, (2ª versão/texto datilografado), s/d.
____.A farsa da pesca do pirarucu e da caçada do jacu, (manuscrito datilografado), s/d.
SOLLERS. L’écriture et l’expérience des limites. Paris, Les éditions du Seuil, 1968.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas de 1857 a 1982. Petrópolis, Vozes, 1983.
TONUS, José Leonardo, Samuel Rawet face à l’exclusion (Représentation, poétique et éthique de la non-appartenance). Thèse de Doctorat, U.F.R. des Etudes Ibériques et Latino-américaines, Etudes Lusophone (Littérature brésilienne), Paris, Université de la Sorbonne-Nouvelle/Paris III, 2003.
____. “Contos do imigrante de Samuel Rawet: l’homme du dehors”, em Les voies du conte dans l’espace lusophone. Cahiers du CREPAL, n° 7, Paris, PNL, 1998.
____. “À la frontière de la transgression. Une lecture de la nouvelle A fuga de Samuel Rawet”, em FOUQUES, Bernard (org.). À propos de frontière (variations socio-critiques sur les notions de limite et de passage). LEIA,
Université de Caen, 2003.
VIEIRA, Nelson H. “Samuel Rawet: Ethic Difference from Shtetl to Subúrbio”, em Jewish Voices in Brazilian Literature: a Prophetic Discourse of Alterity. Gainesville, University Press of Florida, 1995.
WENZEL, Erdmute White. Les années vingt au Brésil: le modernisme et l’avantgarde internationale. Paris. Éditions hispaniques, 1977.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.