A Babel suspeita de Nelson de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018375Resumo
As fotomontagens realizadas pela artista plástica Tereza Yamashita, inseridas na antologia Babel Babilônia, de Nelson de Oliveira, publicada em 2007, sugerem a presença de um enredo iconográfi co que, concomitantemente aos dispositivos paratextuais e ao conjunto das narrativas aqui presentes, vêm apoiar uma refl exão acerca da crise de valores que atravessa nossa sociedade. Estas criam um efeito de redundância que, para além de assegurar a legibilidade discursiva, aponta para a emergência de uma voz autoral compromissada que nos leva a nos interrogarsobre as funções e os limites das relações semântico-pragmáticas existentes entre texto, imagem, intertexto e arquitexto.
Downloads
Referências
DALCASTAGNE, Regina (2005). Entre fronteiras e cercado de armadilhas. Brasília: Editora UnB.
DURANTE, Daniel Castillo (2004). Les dépouilles de l’altérité. Montréal: XYZ éditeur.
GOMES, Renato Cordeiro (1999). “A cidade, a literatura e os estudos culturais: do tema ao problema”. Ipotesi: revista de estudos literários. Juiz de Fora. v. 3, n. 2, jul-dez. p. 19-30.
GROJNOWSKI, Daniel (1993). Lire la Nouvelle. Paris: Dunod.
LACROIX, Sophie (2007). Ce qui nous disent les ruines. Paris: L’Harmattan.
OLIVEIRA, Nelson de (2007). Babel Babilônia. São Paulo: Callis.
REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina (2002). Dicionário de Narratologia. Porto: Almendina.
TONUS, José Leonardo (2009). “El Imigrante y la Jerusalen Celeste”. Talles de Letras. v. 44, 1. Semestre. p. 21-34.
SULEIMAN, Susan Rubin (1983). Le roman à thèse. Paris: Puf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.