Três elefantes:

apropriações de Drummond pela poesia brasileira contemporânea

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DOI:

https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185511

Resumo

Tendo em vista a recepção criativa da obra de Carlos Drummond pela poesia brasileira contemporânea, este artigo examina os poemas “Elefante”, de Francisco Alvim, “Sentinela”, de Chacal, e “Atressi con l’orifanz”, de Eduardo Sterzi, à luz do diálogo que tais composições estabelecem com “O elefante” de A rosa do povo (1945). Entre outros deslizamentos em relação à fonte drummondiana, destacam-se a feminização do animal como meio de acesso à esfera mítica, em Alvim; a interiorização do périplo paquidérmico, em Chacal, e a violência como modo compositivo, em Sterzi.

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Publicado

09/18/2018

Como Citar

Weintraub, F. (2018). Três elefantes:: apropriações de Drummond pela poesia brasileira contemporânea. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (55), 203–222. https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185511