A casa físsil: o corpo migrante e os paradoxos da hospitalidade na poesia de Eduardo Jorge
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018583Palavras-chave:
Eduardo Jorge, Poesia brasileira contemporânea, Migração, HospitalidadeResumo
Se a casa é o centro geográfico a partir do qual os caminhos se abrem e a cidade se oferece, frequentemente a vivência do migrante altera a percepção desse “chez soi” e enfraquece sua oposição aos espaços públicos, abertos, compartilhados. A hospitalidade pode tornar-se hostilidade. O presente artigo busca examinar os abalos na representação do espaço doméstico na obra recente do poeta brasileiro Eduardo Jorge. Vivendo em regime temporário, mudando de endereço, dominando de modo precário a cidade e seus códigos, o migrante retratado nesta poesia sente muitas vezes a casa se reduzir à dimensão da roupa (forma mais elementar de abrigo) e do corpo, transformando-se em casca, espaço físsil, fóssil, elástico.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc (2008). Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 7. ed. São Paulo: Papirus.
BACHELARD, Gaston (1989). A dialética do exterior e do interior. In: BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.
BONVICINO, Régis (1999). Céu-eclipse: poema-idéia. São Paulo: 34.
BOSI, Ecléa (1983). Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz.
DERRIDA, Jacques; DUFOURMANTELLE, Anne (2003). Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. São Paulo: Escuta.
FERNANDES, Pádua (2016). Poesia e tremor III: treme o corpo em fuga, ou A casa elástica de Eduardo Jorge. In: FERNANDES, Pádua. O palco e o mundo. Blog pessoal, São Paulo, 13 ago. Disponível em: https://bit.ly/2l3k1Kx. Acesso em: 29 jul. 2018.
FOUCAULT, Michel (1978). História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva.
GUIMARÃES, Júlio Castañon (2015). Nota breve. In: JORGE, Eduardo. A casa elástica. São Paulo: Lumme.
JORGE, Eduardo (2004). São Pedro. Fortaleza: Edição do autor.
JORGE, Eduardo (2015). A casa elástica. São Paulo: Lumme.
JORGE, Eduardo (2017). La fée du fer à repasser. Curtis Putralk (Viviana Méndez Moya). Site da artista. Paris, 15 mar. Disponível em: http://curtisputralk.com/?p=883. Acesso em: 24 mar. 2019.
JORGE, Eduardo (2018). Teoria do hotel. São Paulo: Demônio Negro.
JORGE, Eduardo; MARQUES, Ana Martins (2017). Como se fosse a casa: uma correspondência. Belo Horizonte: Relicário.
SCHAFER, R. Murray (2001). A afinação do mundo: a paisagem sonora. São Paulo. Ed. da Unesp.
STERZI, Eduardo (2018). Posfácio. In: JORGE, Eduardo. Teoria do hotel. São Paulo: Demônio Negro.
WEINTRAUB, Fabio (2013). O tiro, o freio, o mendigo e o outdoor: representações do espaço urbano na poesia brasileira pós-1990. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em https://bit.ly/2kJe1qs. Acesso em: 5 fev. 2019.
WEINTRAUB, Fabio (2018). À sombra dos mourões. Suplemento Literário de Minas Gerais, n. 1.376, jan./fev.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.