Literatura indígena para crianças:

o desafio da interculturalidade

Autores

  • Ana Paula Franco Nobile Brandileone Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Thiago Alves Valente Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018538

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão crítica sobre a produção literária infantil indígena. Para isso, recorre-se à problematização teórica centrada no conceito de transculturação, conforme Canclini (2007), articulado aos estudos sobre literatura infantil e juvenil brasileira, segundo estudos de Mortatti (2001), Ceccantini (2010) e Martha (2016). Como objeto de análise, são abordadas as obras Paiquerê: o paraíso dos Kaingangs, de Cléo Busatto, e Karú Tarú: o pequeno pajé, de Daniel Munduruku, ambas editadas em 2009. Essa análise permite a proposição da hipótese de que, na literatura indígena mais recente, direcionada ao público infantil, encontram-se opções estéticas condicionadas a um intento de divulgação cultural nem sempre afeito à construção de textos literários de qualidade estética relevante. Assim, torna-se necessário refletir, no caso das narrativas, sobre ideias e concepções colocadas a serviço de um engajamento ideológico cujos reflexos, no texto literário, mostram-se contraditórios na relação com o leitor, o qual tende a enxergar na cultura indígena um elemento exótico e estereotipado, o que pouco contribui para uma relação intercultural democrática e humanizadora.

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Publicado

12/27/2017

Como Citar

Brandileone, A. P. F. N., & Valente, T. A. (2017). Literatura indígena para crianças:: o desafio da interculturalidade. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (53), 199–217. https://doi.org/10.1590/2316-4018538

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