Edgar Graeff o ensino de arquitetura

Autores

  • Wilton Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v14.n2.2024.05

Palavras-chave:

Edgar Graeff, arquitetura brasileira, ensino de arquitetura, bem-estar

Resumo

O legado de Edgar Graeff na arquitetura brasileira vai
além de suas contribuições teóricas e pedagógicas.
Sua obra representa uma tentativa de humanizar a
prática arquitetônica, colocando o bem-estar das
pessoas no centro do processo criativo. Ao promover
o letramento científico e a reflexão ética na arquitetura,
Graeff nos convida a repensar o papel do
arquiteto na sociedade e a buscar soluções mais humanas,
relativamente ao ambiente construído como
“morada humana”. Ao mesmo tempo, transformava
o seu ofício na docência arquitetônica, como base
de uma educação dialógica, para a educação brasileira
como um todo.

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Biografia do Autor

Wilton Medeiros

Professor Pós-Doutor efetivo na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - curso de Arquitetura e Urbanismo. Tese indicada ao prêmio Capes 2010 em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), intitulada: "Goiânia Metrópole: sonho, vigília e despertar (1933-1973)". Pós-doutorado (PNPD) em Geografia Urbana no Laboratório de Estudos Urbanos (LEURB/UFPB); Pós-doutorado em Arquitetura e urbanismo no LabQUAPÁ da FAU/USP. Professor nos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC), e Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) da UEG. Linhas de pesquisa: Ensino e memória do ensino / Patrimônio cultural e história urbana.

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

Medeiros, W. (2024). Edgar Graeff o ensino de arquitetura. Revista Estética E Semiótica, 14(2), 70–81. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v14.n2.2024.05

Edição

Seção

Artigos