HAMLET E O DISCURSO DO OUTRO (A)*

Autores

  • Manfred Rommel Pontes Viana Mourão Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria Cristina de Távora Sparano Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.03

Palavras-chave:

Discurso do Outro, Hamlet, Ressignificação

Resumo

Tomando as ideias propostas por M. Foucault e J. Lacan, trataremos a noção de discurso como elaboração linguística da relação ao Outro com vistas a entender a nomeação no decorrer da História e como ela contribui para a psicanálise e a crítica literária. Proporemos uma análise da tragédia shakespeariana Hamlet, trazendo para o debate a perspectiva dos dois autores supracitados acerca da problemática do discurso do Outro, verificado tanto na personagem que dá nome a peça, Hamlet, quanto em Ophelia. Assim, nossa exposição trará a tona a ressignificação do desejo do Outro a partir da articulação dos discursos das personagens da peça fundamental do dramaturgo inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manfred Rommel Pontes Viana Mourão, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras, Estudos Literários da UFPI.

Maria Cristina de Távora Sparano, Universidade Federal do Piauí

Psicanalista e Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Letras, Estudos literários: metodologia da psicanálise e conceitos fundamentais de psicanálise, da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Downloads

Como Citar

Mourão, M. R. P. V., & Sparano, M. C. de T. (2014). HAMLET E O DISCURSO DO OUTRO (A)*. Revista Estética E Semiótica, 4(2). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.03

Edição

Seção

Artigos