NIETZSCHE X HEIDEGGER: SIF, 20131

Autores/as

  • Flávio R. Kothe Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n2.2013.02

Resumen

Heidegger dedicou decênios ao estudo de Nietzsche, filósofo ao qual dedicou mais páginas do que a qualquer outro. Parece assim ser seu herdeiro natural, como se tivesse feito o acabamento acadêmico de suas intuições e aforismos. Pretende fazer seu resgate como metafísico. O tom é de respeito e continuidade. Ao analisar a obra de Heidegger, afloram, especialmente em Ser e Tempo e nas reflexões sobre lógica e linguagem, insuficiências marcadas pela teologia católica. Por mais que ele mesmo quisesse a superação radical do neoplatonismo, a pergunta que não se quer calar é até que ponto conceitos básicos como Sorge e Sein-zum-Tode são ainda católicos. No Nietzsche tardio afloram diversos pontos de radical divergência entre os dois pensadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio R. Kothe, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Português Inglês Língua e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), estudou Política em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), estudou Direito e Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966-68), fez mestrado em Teoria Literária - Freie Universitat Berlin (1972), que foi reconhecido como mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1969) e fez doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1975). É livre-docente pela PUCCAMP. Fez pós-doutorado nas universidades de Yale, Heidelberg, Berlim, Konstanz, Bonn, Frankfurt. Atualmente é professor titular de Estética na Universidade de Brasília. Tem atuado principalmente em teoria literária, literatura comparada, tradução, narrativa trivial, cânone brasileiro, mas hoje se dedica sobretudo a questões de estética, filosofia da arte, arte comparada, semiótica da cultura.

Cómo citar

Kothe, F. R. (2013). NIETZSCHE X HEIDEGGER: SIF, 20131. Revista Estética E Semiótica- RES, Revista Estética Y Semiótica, 3(2), 39–77. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n2.2013.02

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 > >>