O avesso de Brasília como lugar de jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v13.n2.2023.03

Palavras-chave:

Cidade, Derivas, Situacionistas, Brasília

Resumo

Brasília pode ser interpelada, desde a sua concep­ção modernista, ao vazio dilatado como paisagem e lugar de acontecimentos. O negativo intersticial dos seus monumentos e edifícios nos sugere aque­la cidade líquida dos Situacionistas, lugar onde a deriva permite a re-construção de situações: uma city-collage. Movidos pela fugacidade e imperma­nência, os eventos ocorrem em lugares esquecidos das cidades, em espaços abandonados pelo cresci­mento das metrópoles. O corpo sensível é parte in­tegrante do conjunto. A deriva subverte a narrativa linear do espaço programático e espetacularizado, em direção aos tempos heterogêneos sobreviven­tes, apagados ou silenciados. Analisar Brasília pelo seu avesso é olhar as ações urbanas intermitentes que, através das derivas e das práticas estéticas, po­dem diluir as fronteiras entre arte e vida, entre arqui­tetura e paisagem, num espaço líquido de infinitas cartografias de camadas erráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Stefania Zim

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (2018) em Teoria, História e Crítica, na Linha de Estética, hermenêutica e semiótica. Mestre pelo PPG da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2008) em Educação, Arte e Comunicação. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Tem experiência em projetos de reformas e arquitetura de Interiores. Trabalhou no Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU), vinculado ao Núcleo de Extensão da Universidade Católica de Brasília (UCB), e no projeto Olhares sobre Brasília, vinculado ao Projeto de Pesquisa Observatório de Arquitetura e Urbanismo (OAU/UCB). Compôs a equipe de organização das I Jornadas Brasília Patrimônio Cultural 2013, II Jornadas Brasília Patrimônio Cultural 2014, Exposição Olhares sobre Brasília no MAMB 2013, Regards sur Brasília - MAL Paris 2015. Atualmente, é professora das disciplinas de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, Projeto, Paisagem e Semiótica, Diplomação I. Foi professora, coordenadora e pesquisadora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Brasília. Compõe o Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica (NEHS) e o grupo de pesquisa Paisagens Híbridas do EBA/UFRJ. É membro do Comitê Científico da Revista de Estética, Hermenêutica e Semiótica (RES) no PPG da FAU/UnB e do corpo editorial da Revista da Arquitetura: Cidade e Habitação do UniCEUB. É membro do Icomos Brasil e do Conselho Técnico Científico do Comitê de Arte Mural e do Comitê de Iniciação Científica do Centro Universitário de Brasília (CEUB). Professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília (CEUB) na Linha de Pesquisa em Teoria, História e Projeto em Habitação. Líder do Grupo de Pesquisa Brasília: arquitetura, habitação e espaço urbano. Professora substituta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Rossana Delpino Sapena

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Catalunha em 2016, Mestrado em Arquitetura na área de Crítica e Projetos pela mesma Universidade em 1998 e Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Asunción em 1997. Atualmente é professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do CEUB -Centro Universitário de Brasília-e no Programa de Mestrado em Arquitetura em Cidades e Habitação. Idealizadora do Coletivo Experiencia Fronteriza, organizando e ditando conferencias, oficinas, cursos e palestras no Brasil e Paraguai, com professores e arquitetos da Espanha e de vários países latino-americanos. E líder do grupo de pesquisa do CnPQ denominado Palimpsesto Critico: Estratografias, Estereotomias e outras Derivas . Sua investigação centra-se em Procedimentos Diagramáticos como geradores do Projeto, Critica e Estética arquitetônica, o Espaço Vazio, Alternativas habitacionais, Brutalismo, Arquitetura Modena e a Arquitetura Paraguaia Contemporânea. (Texto informado pelo autor)

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre lite¬ratura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERENSTEIN JACQUES, Paola. Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro, Casa da palavra, 2003.

__________________________. Improvisações ur¬banas. Arquitextos. São Paulo, ano 22, n. 260.00, Vi¬truvius, jan. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/22.260/8376>.

CARERI, Francesco. Walkscapes. O caminhar como prática estética. Barcelona, Gustavo Gili, 2013.

DEBORD, Guy. La sociedad del espectáculo. Valencia, Pre-textos, 1999.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mill Platôs. Trad. de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 2011.

GONZALES, Julio. LA CREACIÓN ABIERTA Y SUS ENE¬MIGOS. Textos situacionistas sobre arte y urbanismo. Madrid, la Piqueta, 1977.

HOLL, Steven. Cuestiones de percepción. Fenome¬nología de la arquitectura. Barcelona, Gustavo Gili, 2014.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como ele¬mento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2017.

ROWE, Collin; KOETHER, Fred. Collage City. MIT press,1979.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Zim , A. S., & Delpino Sapena, R. (2023). O avesso de Brasília como lugar de jogo. Revista Estética E Semiótica, 13(2), 55–63. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v13.n2.2023.03