AS CONSTRUÇÕES DAS CIDADES SEGUNDO SEUS PRINCÍPIOS ARTÍSTICOS A PARTIR DA PRAÇA EM CAMILO SITTE

Autores

  • Júlio César da Silva Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v2.n2.2012.02

Resumo

Na obra A Construção das Cidades segundo seus Princípios Artísticos,de Camillo Sitte marcou suas teorias urbanísticas ao tratar da dimensão estética das cidades tal qual obra de arte, ampliando a preocupação para além do que é atender as necessidades funcionais. A crítica é bastante profícua ainda na atualidade, pois as novas construções ficaram simplesmente técnicas perdendo o efeito artístico que fazia bem ao espirito; e ainda, a questão de até que ponto na modernidade as construções passaram a ser vistas do ponto de vista artístico somente, deixando, assim, a funcionalidade, a humanidade, de lado. Destarte, o sucesso desta obra se deu principalmente por tratar sobre a construção das cidades sobre a visão do cidadão, que transita pelas ruas, pelas praças, nos mais variados percursos, enxergando-a como uma somatória de fragmentos, para assim ter a visão totalizante da cidade. É claro que o ponto de partida de Sitte é a praça, pois, ela liga as partes, faz com que as partes sejam sentidas quando o que passa encontra seu espaço livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, Licenciatura e Bacharelado (1999 - 2003) e Mestrado em Filosofia pela mesma Instituição de Ensino (2005 - 2007); apresentou o texto PRESSUPOSTOS KANTIANOS DE UMA HISTÓRIA HUMANA PROGRESSIVA RUMO À PAZ como Dissertação. É doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, pesquisando junto à linha Teoria, História e Crítica a linguagem estética oriunda da manifestação arquitetônica nas cidades planejadas no Centro-Oeste, Brasília, Goiânia e Palmas. Desde 2004 leciona Filosofia de Ensino Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Já atuou em outras unidades de ensino, tanto da educação básica quanto da educação superior. Possui interesse em Política, Ética, Existencialismo, Linguagem, Religião, Arte, Estudos Sociológicos, Metodologia Científica, TCC, Estética, Semiótica, Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Como Citar

Silva, J. C. da. (2012). AS CONSTRUÇÕES DAS CIDADES SEGUNDO SEUS PRINCÍPIOS ARTÍSTICOS A PARTIR DA PRAÇA EM CAMILO SITTE. Revista Estética E Semiótica, 2(2), 13–26. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v2.n2.2012.02

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)