PROJETO EM CONTEXTO: PRÁTICAS PROFISSIONAIS E (VERSUS?) ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARQUITETURA E OUTROS ARTEFATOS

Autores

  • Jaime G. de Almeida Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n1.2013.01

Palavras-chave:

Abordagem social, Agentes, Atividade, Controle, Comunicação

Resumo

Analisa o projeto de Arquitetura e outros artefatos bem como a sua prática, visando ao aprimoramento do ensino-aprendizagem. A pedagogia de projeto empregada nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do País deixa à margem a prática profissional, bem como a realidade em que ela acontece. Em contrapartida, é proposta uma abordagem social do projeto (concepção) a partir de dois universos: (a) o campo, relativo às práticas profissionais e suas instituições, e (b) o contexto, ao meio socioeconômico. O contingenciamento social é analisado de acordo com os seguintes aspectos relacionados com o projeto: método (desenvolvimento), controle (organização), agentes (condução), comunicação (representação). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime G. de Almeida, Universidade de Brasília - UnB

Arquiteto, Professor Associado III, Departamento de Projeto, Expressão e Representação de Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília (FAUUnB). Graduação pela FAUnB, Brasília, 1973; PhD pela Architectural Association School of Architecture ”“ Graduate School (AA), Londres - Reino Unido, 1994.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

Almeida, J. G. de. (2013). PROJETO EM CONTEXTO: PRÁTICAS PROFISSIONAIS E (VERSUS?) ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARQUITETURA E OUTROS ARTEFATOS. Revista Estética E Semiótica, 3(1), 1–22. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n1.2013.01

Edição

Seção

Artigos