PROJETO EM CONTEXTO: PRÁTICAS PROFISSIONAIS E (VERSUS?) ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARQUITETURA E OUTROS ARTEFATOS
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v3.n1.2013.01Palavras-chave:
Abordagem social, Agentes, Atividade, Controle, ComunicaçãoResumo
Analisa o projeto de Arquitetura e outros artefatos bem como a sua prática, visando ao aprimoramento do ensino-aprendizagem. A pedagogia de projeto empregada nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do País deixa à margem a prática profissional, bem como a realidade em que ela acontece. Em contrapartida, é proposta uma abordagem social do projeto (concepção) a partir de dois universos: (a) o campo, relativo à s práticas profissionais e suas instituições, e (b) o contexto, ao meio socioeconômico. O contingenciamento social é analisado de acordo com os seguintes aspectos relacionados com o projeto: método (desenvolvimento), controle (organização), agentes (condução), comunicação (representação).