A criatividade na produção escolar de gêneros textuais: uma escuta dos alunos pelo viés da ecolinguística
Mots-clés :
Criatividade; Gêneros textuais; Produção de textos; Retextualização; TikTok; Educação Básica; Ecolinguística.Résumé
O presente trabalho descreve uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública de Goiânia (GO) acerca da criatividade no ensino e produção de tipos textuais narrativos e do gênero vídeo TikTok, utilizando a Linguística Ecossistêmica (LE) como base teórica, sobretudo pelo fato de ela encarar a língua como interação. Essa interação no interior de um ecossistema, que pode ser de cunho natural, mental ou social. A escolha do gênero TikTok se deve ao fato de ele ser muito apreciado pelos adolescente e da multissemiose a ele associada: imagens, vídeos, áudios, textos etc. Os objetivos da pesquisa são: verificar a criatividade nos TikToks, por meio dos usos dos estímulos externos e internos provenientes dos meios ambientes da LE, analisar as linguagens e as regras interacionais presentes nos Tiktoks e refletir sobre a experiência dos alunos, por meio das respostas do questionário. A metodologia de produção textual e audiovisual utilizada foi a Redação Libertadora, de Couto (2012), que se traduz em incentivar os alunos a produzirem redações a partir de um tema escolhido por eles mesmos, sem a interferência do professor, e a revisarem e corrigirem seus textos de forma autônoma, procurando os colegas ou o professor para pedir opiniões acerca do conteúdo do texto. Por meio da liberdade de produção, objetiva-se atingir a autorrealização produtiva e criativa dos estudantes (Couto; Fernandes, 2021), que certamente se sentirão bem em criar a partir dos próprios ideais.
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(c) Tous droits réservés Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL) 2024
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