Vivências e desafios relatados por youtubers e imigrantes venezuelanos/as no Brasil: um estudo À luz da Análise do Discurso Ecossistêmica

Autores

  • Erick Samuel Silva Thomas UFG/CAPES
  • Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto UFG/NELIM

Palavras-chave:

Imigrantes venezuelanos; ADE; EIC; Vivências.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever, analisar e discutir as vivências e desafios enfrentados pelos imigrantes venezuelanos em solo brasileiro, visto que, ao chegarem ao Brasil, esses indivíduos encontram muitas dificuldades, como as diferenças linguísticas e culturais, bem como enfrentam preconceitos, como a xenofobia. Para atingir esse objetivo, foram utilizados depoimentos de imigrantes venezuelanos na plataforma YouTube, bem como vídeos e imagens deles em diversas situações de mendicância. Nesses depoimentos, é dada ênfase à Ecologia da Interação Comunicativa (EIC), sob a ótica da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE), que possui uma Visão Ecológica de Mundo (VEM). Como embasamento teórico, são utilizados principalmente os trabalhos de Couto & Fernandes (2021), Couto (2018; 2020), Couto; Couto & Borges (2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Samuel Silva Thomas, UFG/CAPES

Graduado (2020) em Letras - Português / Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, UFG/NELIM

Possui pós-doutorado em Linguística pela UNB, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Professora Adjunto da UFG e coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Nelim ”“ Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário -, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-06-11

Como Citar

Thomas, E. S. S., & Couto, E. K. N. N. do. (2023). Vivências e desafios relatados por youtubers e imigrantes venezuelanos/as no Brasil: um estudo À luz da Análise do Discurso Ecossistêmica. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(2), 73–89. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/49003

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)