A interação ficcional pela perspectiva da Análise do Discurso Ecossistêmica: um estudo de fábulas

Autores

  • Mayara Macedo Assis UFG, PPGLL, NELIM, CNPQ
  • Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto UFG, NELIM, CNPQ
  • Zilda Dourado Pinheiro UEG, NELIM

Palavras-chave:

Análise do Discurso Ecossistêmica. Interação ficcional. Fábula.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo inicial sobre as interações ficcionais na perspectiva da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE). Para isso, são tecidas algumas considerações acerca da articulação entre ADE e literatura, mais especificamente a narrativa, bem como sobre o que se entende aqui por ficção, partindo-se da noção de mímesis. Os aspectos da interação ficcional são apresentados tendo-se como corpus uma fábula de Esopo e duas versões criadas por Monteiro Lobato: “A cigarra e a formiga”, “A formiga boa” e “A formiga má”. Na análise das fábulas, utiliza-se o método da focalização, no qual se opta for focalizar as interações que ocorrem na narrativa em sua imanência, desconsiderando aqui a produção e recepção das obras. O estudo das fábulas possibilitou a construção de um modelo teórico de análise de narrativas segundo a ADE. Espera-se, com isso, ampliar as possibilidades de estudo de narrativas utilizando-se como arcabouço teórico os pressupostos da ADE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Macedo Assis, UFG, PPGLL, NELIM, CNPQ

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2021 - atual). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (2015 - 2018). Interessa-se pela área de Estudos Linguísticos, com ênfase na Linguística Ecossistêmica e Análise do Discurso Ecossistêmica.

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, UFG, NELIM, CNPQ

Possui pós-doutorado em Linguística pela UNB, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Professora Adjunto da UFG e coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Nelim ”“ Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário -, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq.

Zilda Dourado Pinheiro, UEG, NELIM

Professora efetiva do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Sudoeste (sede em Quirinópolis). Possui doutorado em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2015-2017). Possui mestrado em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2011-2013). Graduada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pela mesma universidade (2007-2010). Atuou como professora orientadora do Projeto Institucional Residência Pedagógica da CAPES desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Sudoeste (sede em Quirinópolis), no período de agosto de 2018 até janeiro de 2020. Também atuou como coordenadora setorial do curso de Letras da UEG - Câmpus Sudoeste (sede em Quirinópolis), biênio 2019-2020. Realiza pesquisas na área de Linguagem e sociedade com ênfase em Ecolinguística, Antropologia do imaginário, Semiótica greimasiana, Análise do discurso e Ensino de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2023-06-11

Como Citar

Assis, M. M., Couto, E. K. N. N. do, & Pinheiro, Z. D. (2023). A interação ficcional pela perspectiva da Análise do Discurso Ecossistêmica: um estudo de fábulas. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(2), 05–18. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/48999

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>