O trajeto e a rua: a linguagem da cidade e a socialidade urbana

Autores

  • Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto Universidade Federal de Goiás
  • Antonio Busnardo Filho FIAM/FAAM

Palavras-chave:

Meio ambiente construído, cidade, linguagem.

Resumo

O objetivo deste ensaio é mostrar que o meio ambiente natural da língua se desdobra em meio ambiente natural propriamente dito e meio ambiente construído. Neste último entra a cidade, um dos construtos mais conspícuos da faina humana. A cidade será encarada como linguagem que, na linguística ecossistêmica é vista como interação. Partindo do pressuposto de que tudo nesse meio ambiente construído tem valor semiótico, ou seja, significa algo para os moradores, as atividades deles são vistas como um pôr em prática essa linguagem. Viver na cidade, andar por ela, usufruí-la é uma espécie de ato de interação comunicativa. Mas, nem tudo são flores. Há alegrias, mas também sofrimento, como é normal na vida.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, Universidade Federal de Goiás

Fez o Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa (PUC-SP). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Goiás. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso, Ecolinguística, Linguística Ecossistêmica, Análise do Discurso Ecológica, Antropologia do Imaginário. Desenvolveu estágio pós-doutoral sobre a linguagem dos ciganos kalderash de Aparecida de Goiânia, na Universidade de Brasília. No momento (julho/2019) está desenvolvendo outro estágio de pós-doutorado na Universidade de Bolonha (Itália) sob a supervisão do professor Roberto Mulinacci. É líder, no Diretório do CNPq, do NELIM (Núcleo de Ecolinguística e Imaginário). Publicou os livros Em busca da casa perdida: Vozes e imaginário de meninos de rua (2005), Ecolinguística e imaginário (2012), Ecolinguística: Um diálogo com Hildo Honório do Couto (2013). Desenvolve, com bolsa PQ do CNPq, o projeto a Linguagem Rural Brasileira: Gramática e Discurso. É representante regional (Brasil) da Análise do Discurso Ecológica/Ecossistêmica (Critical Ecosystemic Linguistics) no Steering Group da International Ecolinguistics Association, localizada na University of Gloucestershire, Reino Unido. Participa como pesquisadora da Rede de Estudos da Língua Portuguesa ao Redor do Mundo, coordenado pela profa. Dra. Vânia Casseb Galvão (UFG).

Antonio Busnardo Filho, FIAM/FAAM

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil(2002). Professor do Centro Universitário de Várzea Grande , Brasil.

Referências

BERQUE, Augustin. Du geste à la Cité: formes urbaines et lien social au Japon. Paris: Edition Gallimard, 1993.
_______. Écoumène: introduction à l’étude des millieux humains. Paris: Édition Belin, 1987.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COUTO, Hildo H. do. O tao da linguagem. Campinas: Pontes, 2012.
_______. Ecossistema cultural. Disponível em: http://www.meioambienteelinguagem.blogspot.com.br/, 2016.
_______. Mapa mental. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/24561 (acesso: 27/05/2017).
_______. COUTO, Hildo do; COUTO, Elza K. N. do; BORGES, Lorena. Análise do discurso ecológica (ADE). Campinas: Pontes, 2015.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. HAROUEL, J.-L. História do Urbanismo. São Paulo: Papirus, 1990.
JACOBS, J. Morte e Vida das Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011. MAFFESOLI, Michel. Religação Imaginal. Cronos v. 7, n. 2, 2006, p. 283-288.
MAGNANI, José Guilherme. Rua, símbolo e suporte da experiência urbana. Disponível em: <http://nau.fflch.usp.br/sites/nau.fflch.usp.br/files/upload/paginas/rua_simbolo%20e%20suporte %20da%20experiencia%20-%20magnani.pdf>. (acesso: 06/07/16). PEÑALTA CATALÁN, Rocío; MUÑOZ CARROBLES, Diego. La ciudad em el linguaje y el linguaje en la ciudad, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3262719.pdf (acesso: 15/01/2017).
SAPIR, Edward. Língua e ambiente. Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL) v. 1, n. 1, 2016, disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/erbel/index

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

Couto, E. K. N. N. do, & Busnardo Filho, A. (2017). O trajeto e a rua: a linguagem da cidade e a socialidade urbana. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 3(2), 37–48. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/9678

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)