A ecologia do contato de línguas e os empréstimos lexicais árabes nas línguas não árabes do Senegal
Mots-clés :
Contato de línguas; empréstimo;islã; línguas do Senegal.Résumé
A história medieval da África Ocidental é marcada pelo grande evento que é a sua islamização.O islã penetrou na África negra na Idade Média graças aos comerciantes e marabus itinerantes. Com a chegadado Islãem solo africano, o contato entre o árabe (superestrato) e as línguas de muçulmanos não árabes (substratos) tem produzido uma sériedeempréstimoslinguísticos. Como resultado desse contato entre os diferentes povos com suas respectivas línguas algumas palavras são muitas vezes adotadas por sua utilidade, sua ausência em uma determinada língua, por modismo ou por influência de uma sobre a outra como, por exemplo, a expressão “as-salamu alaikum” usada como saudação no Senegal. Há lições que podemostirar dessa relação entre o árabe, língua supercentral, em torno da qual gravitam outras línguas de muçulmanos não árabes do Senegal (wolof, peul, toucouleur, serer, mandinga, diola, balanta, manjaco, bambara). A análise mostrou que os empréstimos do árabe afetam mais o campo lexical da religiosidade e que esses empréstimos estão tão incorporados no cotidiano dos senegaleses que as pessoas não suspeitam de sua origem estrangeira.
Téléchargements
Références
BUGUL, Ken. Riwan ou le chemin de sable. Présence Africaine. Paris, Dakar, 1999.
CALVET, Louis-Jean. La guerre des langues et les politiques linguistiques. Paris: Payot, 1987.
_______. Pour une écologie des langues du monde. Paris: Plon, 1999.
COUTO, Hildo Honório do. Introdução ao Estudo das Línguas Crioulas e Pidgins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.
_______. Contato interlinguístico: da interação à gramática. Brasília: UnB. 1999. http://www.ecoling.unb.br/publicacoes/livros (acesso: 01/09/2016).
_____________________. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
_______ et al. (orgs.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora UFG, 2016.
EL FASI, Mohammed; HRBEK, Ivan. História geral da África III: África do século VII ao XI. Brasília: UNESCO, 2010.
HAUGEN, Einar. The Ecology of Language. Stanford: Stanford University Press, 1972.
LOUBIER, Christiane. De l’usage de l’emprunt linguistique. Québec: Office Québécois de la Langue Française, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).