Bakhtin e ecolinguística: diálogos possíveis

Authors

  • Marta Maria Covezzi Universidade Federal de Mato Grosso
  • Márcia de Moura Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Simone de Jesus Padilha Universidade Federal de Mato Grosso

Keywords:

Bakhtin Studies. Ecolinguistics. French Language. FSLand Libras.

Abstract

This text is a part of doctoral research entitled Linguistic Loans from the French language into Libras, looking at Bakhtin in order to investigate the contributions of French and French Sign Language (FSL) to Libras, aided by Ecolinguistics concepts. The starting point for both theories is the verbal interaction. We will investigate a possible dialogue between Bakhtin’s concepts of dialogism, language as interaction and Ecolinguistics’ multilingualism, language contact, and language. The confluence of these two theories will base for the discussions on the socio-historical path of loanwords of French origin in Libras as well as for an attempt at explaining their role in the formation of Libras.

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Author Biographies

Marta Maria Covezzi, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003). É Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso . Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Francesa e Estágio Supervisionado de Língua Francesa. Atualmente, é doutoranda em Estudos de Linguagens no PPGEL - UFMT, tem desenvolvido pesquisa doutoral visando desvelar o trajeto sócio-histórico dos empréstimos linguísticos de origem francesa na Libras. Faz parte do grupo de pesquisa REBAK/UFMT/CNPQ (Relendo Bakhtin) para aprofundamento do conhecimento das teorias bakhtinianas.

Márcia de Moura Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Curso de Letras - Inglês. Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem(PPGEL) da UFMT, estuda propostas teórico-metodológicas para o ensino de inglês em sala de aula mista, com alunos ouvintes e surdos. Tem experiência em formação de professores de línguas estrangeiras, tendo feito mestrado e especialização em Linguística Aplicada no PPGEL, UFMT, e tendo obtido , também, certificação em TESOL - Teaching English as a Second Language - pela Universidade da California, EUA. Atualmente tem interesse nos seguintes temas: estudos bakhtinianos, propostas curriculares para ensino de línguas estrangeiras, surdez e sala de aula inclusiva. Membro dos Grupos de Pesquisa CAPEs / CNPq : Rebak Sentidos (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4365366763627420) e Relendo Bakhtin (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6592717590954597).

Simone de Jesus Padilha, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), mestrado em Educação Pública na Área de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) e doutorado em Lingüística Aplicada aos Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (2005). Atualmente é parecerista da Revista Polifonia (UFMT), da Revista Bakhtiniana e da Revista RevLEt, e Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Letras e Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos bakhtinianos, avaliação de livros didáticos, ensino-aprendizagem de língua materna, professor de língua portuguesa, gênero do discurso e gêneros poéticos, olimpíada de língua portuguesa. É lider do Grupo "Relendo Bakhtin" - REBAK

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Published

2017-02-10

How to Cite

Covezzi, M. M., Gonçalves, M. de M., & Padilha, S. de J. (2017). Bakhtin e ecolinguística: diálogos possíveis. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 3(1), 160–171. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/10745

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