Usos de preposições por falantes de italiano como língua materna na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional: uma visão linguístico-ecossistêmica
Palavras-chave:
Língua materna; Língua Adicional; Linguística Ecossistêmica.;Preposições; Ecologia das Relações Espaciais.Resumo
Este artigo faz parte de uma dissertação de mestrado que está em andamento, cujo objetivo é analisar os usos das preposições pelos falantes de italiano como língua materna que estão aprendendo português brasileiro como língua adicional. O corpus da pesquisa é constituído de 50 produções textuais que foram fornecidas pelos professores do curso do Centro Cultural Brasil-Itália (CCBI) com sede em Roma. A partir dos dados, verificaremos quais preposições foram utilizadas em seus sentidos prototípicos, e quais preposições foram remanejadas para abranger outros significados para além daqueles de usos mais recorrentes. A análise terá como pressuposto teórico a Linguística Ecossistêmica, com ênfase na Ecologia das Relações Espaciais (ERE), proposta por Couto (2007, 2017).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).