Usos de preposições por falantes de italiano como língua materna na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional: uma visão linguístico-ecossistêmica

Autores

  • Stephanie de Carvalho Guerra PPGLL/UFG
  • Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto PPGLL/UFG

Palavras-chave:

Língua materna; Língua Adicional; Linguística Ecossistêmica.;Preposições; Ecologia das Relações Espaciais.

Resumo

Este artigo faz parte de uma dissertação de mestrado que está em andamento, cujo objetivo é analisar os usos das preposições pelos falantes de italiano como língua materna que estão aprendendo português brasileiro como língua adicional. O corpus da pesquisa é constituído de 50 produções textuais que foram fornecidas pelos professores do curso do Centro Cultural Brasil-Itália (CCBI) com sede em Roma. A partir dos dados, verificaremos quais preposições foram utilizadas em seus sentidos prototípicos, e quais preposições foram remanejadas para abranger outros significados para além daqueles de usos mais recorrentes. A análise terá como pressuposto teórico a Linguística Ecossistêmica, com ênfase na Ecologia das Relações Espaciais (ERE), proposta por Couto (2007, 2017).

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Biografia do Autor

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, PPGLL/UFG

Possui pós-doutorado em Linguística pela UNB, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Professora Adjunto da UFG e coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Nelim ”“ Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário -, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq.

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Publicado

2023-06-11

Como Citar

Guerra, S. de C., & Couto, E. K. N. N. do. (2023). Usos de preposições por falantes de italiano como língua materna na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional: uma visão linguístico-ecossistêmica. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 9(2), 147–165. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/49008

Edição

Seção

Artigos