Clube da leitura online: um relato de experiência sobre a comunhão durante a quarentena
Palavras-chave:
Comunhão; Clube da Leitura; Ecolinguística; Interação; Internet.Resumo
O distanciamento social imposto à sociedade para frear a transmissão do coronavírus trouxe muitas discussões sobre quais são as estratégias mais eficientes para manter a saúde mental durante a quarentena. Uma dessas técnicas tem sido a participação em Clubes da Leitura pela internet. Assim sendo, o presente trabalho apresenta reflexões sobre o papel da comunhão no desenvolvimento de Clubes da Leitura na modalidade online. O arcabouço teórico que embasa este artigo é o da Ecolinguística, uma teoria ecológica que estuda as inter-relações entre povo, língua e território. De acordo com Couto (2016), a língua é a interação comunicativa de um grupo de pessoas em um território. Dentro dessa concepção de linguagem, a comunhão tem um papel fundamental porque se trata de uma predisposição para a comunicação. No interior de um Clube da Leitura, a comunhão é a base para a realização do projeto e, consequentemente, para manter o senso de coletividade durante a pandemia.
Downloads
Referências
COUTO, H. Linguística Ecossistêmica. In: COUTO et.al. O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora UFG, 2016.
______. Comunhão, 2017. Disponível em:
< http://meioambienteelinguagem.blogspot.com/2017/12/comunhao.html 20/07/2020.
DURAND, J. & GERBOVIC, L. Livros vencem armas, censura nunca mais. Disponível em: < https://revistaemilia.com.br/livros-vencem-armas-censura-nunca-mais/ > (acesso 23 07/2020).
EVARISTO, C. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
NOWOGRODZKI, A. Confluências entre a sociolinguística qualitativa e ecolinguística: práticas religiosas virtualizadas. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem (ECO-REBEL), v. 5, n. 2, 2019, p.54-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).