Análise do ecossistema ficcional em “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector
Palavras-chave:
Análise do Discurso Ecossistêmica; Literatura; Clarice Lispector; Interculturalidade.Resumo
Para a Linguística Ecossistêmica (LE), a interação entre indivíduos em determinado território constitui o ecossistema linguístico. Assim como ocorre na Ecologia, quanto maior a diversidade, mais rico o ecossistema é. Tendo-se em vista os pressupostos da LE e a articulação entre a Literatura e a Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE), este trabalho consiste em uma análise do conto “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector, buscando a representação da interculturalidade no ecossistema ficcional e evidenciando a relação entre língua e cultura. Propõe-se a adoção de uma visão ecológica de mundo (VEM) para a manutenção da harmonia e comunhão nas interações comunicativas.
Downloads
Referências
BECHARA, Evanildo, 1928 - Moderna gramática portuguesa / Evanildo Bechara. – 37. ed. rev., ampl. e atual conforme o novo Acordo Ortográfico. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. Editora Cultrix, 1994.
BRAIT, B. Língua e literatura: saber com sabor. Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 39, 2010, p. 724-735.
COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do & Eliane Marquez da Fonseca Fernandes. Análise do discurso ecossistêmica (ADE): teoria e prática. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Linguística / Universidade de Brasília, 2021.
COUTO, Hildo Honório do. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
COUTO, Hildo Honório do/ Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki do/ Borges, Lorena Araújo de Oliveira. Análise do discurso ecológica – (ADE). Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
LIMA, Rachel Esteves. SILVIANO SANTIAGO e a imaginação antropófaga. Cadernos de estudos culturais, v. 6, n. 11, 2014.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1960.
NAIDITCH, Fernando. Literatura multicultural e diversidade na sala de aula. Educação, v. 32, n. 1, 2009.
SILVA, Cristiane Brasileiro Mazocoli. Inferno simbólico ou Macabéa. In: Pequeno grande mundo: Literatura em crise de autoridade. Rio de Janeiro: Caetés, 2004, p.105-124.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).