Perspectiva ecológica da linguagem: uma alternativa de ensino dos verbos enquanto classe gramatical

Autores

  • Felipe Rodrigues de Araújo UFG/ NELIM
  • Elza Kioko N. N. do Couto UFG/NELIM/CNPq

Palavras-chave:

Ecolinguística; Linguística Ecossistêmica; Ensino; Neologismo; Ecolinguística e Ensino.

Resumo

Este trabalho objetivou apresentar uma alternativa Ecolinguística para o ensino de língua materna, em específico, da classe verbal, por meio de neologias recorrentes no meio ambiente virtual. Para tanto, a teoria norteadora deste projeto considera os postulados da Linguística Ecossistêmica advinda da teoria  Ecolinguística, que enxerga a língua em sua integralidade e inter-relações com o sujeito e dele com o mundo (COUTO, 2007). Tais pressupostos aplicam-se, nas metodologias de ensino em que se busca a conjunção dos discentes com o conteúdo de forma acessível, didática e contextualizada, tornando o ensino da língua portuguesa mais dinâmico. Para a realização do projeto, foram acompanhadas quatro aulas síncronas e disponibilizadas três aulas no Youtube para  uma turma de 7º ano, abordando aspectos de letramento científico (HONDA; O’NEIL, 2017) e digital (DUDENEY; HOCKLY, PEGRUM, 2016), bem como a formação de novos verbos e variedades linguísticas (COUTO, 2013). Os resultados foram obtidos por meio da observação de aulas e pela análise do material didático trabalhado com a turma supracitada, cujos resultados mostram a inserção de alunos em aulas de abordagem linguística, considerando, por sua vez, uma perspectiva descritiva da norma padrão/estatal da língua. Desse modo, a apresentação das videoaulas suscitou discussões acerca das variedades linguísticas usadas no âmbito virtual, que se estenderam para os estudos lexicais, estimulando a participação dos estudantes por meio de exemplos de neologismos, assim como, pelo interesse acerca dos fatores que impulsionam a formação de novas palavras.

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Biografia do Autor

Felipe Rodrigues de Araújo, UFG/ NELIM

Graduando em Letras-Português (licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Participa do Núcleo de estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM). Realizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de 2018 a 2020, exercendo um projeto de ensino relacionando a arte de colagens sob a análise da Semiótica Greimasiana. Foi bolsista do Programa Bolsas de Licenciatura (PROLICEN), de 2020 a 2021, o qual desenvolveu um projeto de ensino pelo viés da Linguística Ecossistêmica. Atualmente é bolsista do CNPq desenvolvendo a pesquisa em Iniciação Científica: "AS FUNCIONALIDADES DA AUXILIARIDADE VERBAL EM TEMPO PASSADO NOS JORNAIS DIGITAIS DO BRASIL". Tem interesse nas áreas de linguística: Ecolinguística, Funcionalismo e Semiótica.

Elza Kioko N. N. do Couto, UFG/NELIM/CNPq

Possui pós-doutorado em Linguística pela UNB, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Professora Adjunto da UFG e coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Nelim ”“ Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário -, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Araújo, F. R. de, & Couto, E. K. N. N. do. (2021). Perspectiva ecológica da linguagem: uma alternativa de ensino dos verbos enquanto classe gramatical. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 7(3), 107–119. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41397

Edição

Seção

Artigos