Perspectiva ecológica da linguagem: uma alternativa de ensino dos verbos enquanto classe gramatical
Palavras-chave:
Ecolinguística; Linguística Ecossistêmica; Ensino; Neologismo; Ecolinguística e Ensino.Resumo
Este trabalho objetivou apresentar uma alternativa Ecolinguística para o ensino de língua materna, em específico, da classe verbal, por meio de neologias recorrentes no meio ambiente virtual. Para tanto, a teoria norteadora deste projeto considera os postulados da Linguística Ecossistêmica advinda da teoria Ecolinguística, que enxerga a língua em sua integralidade e inter-relações com o sujeito e dele com o mundo (COUTO, 2007). Tais pressupostos aplicam-se, nas metodologias de ensino em que se busca a conjunção dos discentes com o conteúdo de forma acessível, didática e contextualizada, tornando o ensino da língua portuguesa mais dinâmico. Para a realização do projeto, foram acompanhadas quatro aulas síncronas e disponibilizadas três aulas no Youtube para uma turma de 7º ano, abordando aspectos de letramento científico (HONDA; O’NEIL, 2017) e digital (DUDENEY; HOCKLY, PEGRUM, 2016), bem como a formação de novos verbos e variedades linguísticas (COUTO, 2013). Os resultados foram obtidos por meio da observação de aulas e pela análise do material didático trabalhado com a turma supracitada, cujos resultados mostram a inserção de alunos em aulas de abordagem linguística, considerando, por sua vez, uma perspectiva descritiva da norma padrão/estatal da língua. Desse modo, a apresentação das videoaulas suscitou discussões acerca das variedades linguísticas usadas no âmbito virtual, que se estenderam para os estudos lexicais, estimulando a participação dos estudantes por meio de exemplos de neologismos, assim como, pelo interesse acerca dos fatores que impulsionam a formação de novas palavras.
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