Design de notícias
Considerações sobre a importância de inserir o designer no processo criativo cotidiano do jornal impresso
Palavras-chave:
jornalismo, design, linguagem, comunicação, jornal impressoResumo
O artigo discorre sobre a importância do designer no processo criativo e diário de um jornal impresso, pois entende que existe um design específico para as notícias e defende que o jornalismo o incorpore nas redações. O texto aborda a comunicação com base em textos de Martino e França sobre as teorias da comunicação; conceitua o design e mostra que este compõe uma linguagem própria, com base em Braida e Nojima; e, por fim, faz um breve histórico acerca do jornal impresso e sua evolução gráfica mostrando que, conforme Mores Filho, existe um design de notícias que funciona como facilitador da leitura das páginas, mas, principalmente, como organizador do processo diário de produção jornalística.
Downloads
Referências
ALMEIDA JUNIOR, Licínio Nascimento. Conjecturas para uma Retórica do Design [Gráfico]. Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima – 2009.
BACELAR, Jorge. A letra: comunicação e expressão. Corvilhã, Portugal. Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRAIDA, Frederico; NOJIMA, Vera Lúcia. Por que design é linguagem? 2. ed. Juiz de Fora, MG: Ed. UFJF: FUNALFA, 2016.
______. Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro, RJ: Rio Book’s, 2014.
FRANÇA, Vera. Objeto da comunicação/A comunicação como objeto. In ______; HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p.39-60.
MARTINO, Luiz. De qual comunicação estamos falando?. In ______; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014a. p.11-25.
______. Interdisciplinaridade e objeto de estudo da comunicação. In ______; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014b. p.27-38.
MORAES FILHO, Ary Pimenta de. Design de notícias: um estudo de casos múltiplos. Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima – 2010.
TELES, Expedito. Fundamentos biológicos da comunicação. In: Adísia Sá (Coord.) Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.