Design de notícias
Considerações sobre a importância de inserir o designer no processo criativo cotidiano do jornal impresso
Palabras clave:
jornalismo, design, linguagem, comunicação, jornal impressoResumen
O artigo discorre sobre a importância do designer no processo criativo e diário de um jornal impresso, pois entende que existe um design específico para as notícias e defende que o jornalismo o incorpore nas redações. O texto aborda a comunicação com base em textos de Martino e França sobre as teorias da comunicação; conceitua o design e mostra que este compõe uma linguagem própria, com base em Braida e Nojima; e, por fim, faz um breve histórico acerca do jornal impresso e sua evolução gráfica mostrando que, conforme Mores Filho, existe um design de notícias que funciona como facilitador da leitura das páginas, mas, principalmente, como organizador do processo diário de produção jornalística.
Descargas
Citas
ALMEIDA JUNIOR, Licínio Nascimento. Conjecturas para uma Retórica do Design [Gráfico]. Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima – 2009.
BACELAR, Jorge. A letra: comunicação e expressão. Corvilhã, Portugal. Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRAIDA, Frederico; NOJIMA, Vera Lúcia. Por que design é linguagem? 2. ed. Juiz de Fora, MG: Ed. UFJF: FUNALFA, 2016.
______. Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro, RJ: Rio Book’s, 2014.
FRANÇA, Vera. Objeto da comunicação/A comunicação como objeto. In ______; HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p.39-60.
MARTINO, Luiz. De qual comunicação estamos falando?. In ______; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014a. p.11-25.
______. Interdisciplinaridade e objeto de estudo da comunicação. In ______; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014b. p.27-38.
MORAES FILHO, Ary Pimenta de. Design de notícias: um estudo de casos múltiplos. Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima – 2010.
TELES, Expedito. Fundamentos biológicos da comunicação. In: Adísia Sá (Coord.) Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación de la obra, al mismo tiempo licenciado bajo la Licencia Creative que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y de la publicación inicial en esta revista.