Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para envio e formatação de artigos para a Revista de Design, Tecnologia e Sociedade

1. Envio de artigos

Os autores interessados em submeter um artigo, entrevista, ou resenha de livro para a Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, deverão fazer o cadastro como autores no sistema da revista(https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/index), e seguir as instruções do sistema para concluir o processo de submissão.

Os trabalhos poderão ser enviados em português, espanhol ou inglês.

A submissão é gratuita.

 

2. Formatação de artigos

Os autores interessados em submeter um artigo, entrevista, ou resenha de livro devem seguir as diretrizes de formatação de artigos abaixo.

Tamanho dos trabalhos (incluindo todas as partes do documento: resumo, abstract, texto, tabelas, referências, etc.):

· Artigo: de 3500 a 6000 palavras

· Entrevista: de 2500 a 5000 palavras

· Resenhas: de 1000 a 300 palavras

O formato da página adotado para os trabalhos é o A4 (21 x 29,7 cm) com as seguintes medidas: 2 cm de margem superior; 4 cm de margem inferior; 4 cm de margem esquerda, e 3 cm de margem direita.

O espacejamento entre linhas é 1,5, alinhamento a esquerda. Para formatar estas especificações utilize ‘Formatar > Parágrafo’ no menu do Microsoft Word.

Fonte: UnB Office (download no site da UnB: http://www.marca.unb.br/), para todo o documento.

Título: corpo 12, negrito.

Nome completo do/s autor/es: após o título com um espaço, corpo 10, negrito, separado por vírgulas. *(Não incluir na submissão, apenas na versão final para publicação)

Resumo do artigo de 100 a 150 palavras.

Palavras-chave: após o(s) nome(s) do(s) autor(es) com quatro espaços, máximo cinco palavras-chave, corpo 9.

Após as palavras-chave em português, incluir o resumo em inglês e as palavras-chave. Escrito: Keywords: e as palavras-chave em inglês. Texto em inglês, corpo 9 em itálico.

Texto: corpo 10, entrelinha 1.5, o espacejamento do parágrafo deve ser de 6 pontos depois de cada parágrafo. Não indente a primeira linha do primeiro parágrafo, os demais parágrafos devem ter sua primeira linha indentada em 0.5 cm.

As notas de rodapé devem ser numeradas e ter corpo 8.

Tabelas e imagens devem ser inseridas no corpo do texto, em alta resolução (300 dpi). Legendas devem vir acima das tabelas e imagens, numeradas (e.g. Tabela 1: Título da tabela, autoria, permissão de uso). As imagens e tabelas que forem de terceiros deverão ter a permissão de uso.

Agradecimentos (opcional): título Agradecimento, em corpo 10, negrito, acima das referencias. *(Não incluir na submissão, apenas na versão final para publicação)

Referências no corpo do texto devem seguir o estilo: (Silva e Magalhães, 2012; Ferreira, 2014).

Referências: título Referência em corpo 10, negrito, dois espaços do corpo das referências; corpo 10, alinhamento à esquerda, espacejamento entre linhas simples, recuo especial de parágrafo de 0,8 cm, e espaço de parágrafo de 5 pontos após cada referência.

Use o sistema autor-data para as referências. As referencias devem ser organizadas em ordem alfabética e depois cronológica. Mais de uma referencia do mesmo autor deve ser identificada pelas letras “a”, “b”, etc., colocadas depois do ano da publicação. A seguir exemplos de como listar as referências.

Exemplo de livro

Maynardes, A. C., Hudson, F., Iida, I., Dietzsch, R. 2013. Muiradesign: marchetaria com madeiras alternativas da Amazônia. Brasília: Universidade de Brasilia.

Exemplo de capítulo de livro

Faria P. C. L. A., Souto, V. T. 2016. Methods and practices of Brazilian designers in digital projects. In: Virginia T. Souto; Carla G. Spinillo; Cristina Portugal; Luciane M. Fadel. (Org.). Selected Readings of the 7th Information Design International Conference. Brasília: SBDI, p. 151-162.

Exemplo de artigo em revista

Bayazit, N. 2004. Investigating Design: A Review of Forty Years of Design Research. Design Issues. Vol. 20, No. 1: 16-29.

Exemplo de artigo eletrônico

Centro Brasil Design. 2014. Diagnóstico do Design Brasileiro. CBD, MDIC, APEX. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1402666459.pdf. Acesso: 5 de setembro de 2014.

Exemplo de teses e dissertações

Abreu, B. T. R. de. 2015. BioStudio: do tecido plano ao cultivo de tecidos vivos. Dissertação (Mestrado em Design), Universidade de Brasília, Brasília.

Sobre o(s) ator(es): Título sobre o(s) autor(es) em corpo 10, negrito.*

Texto sobre o(s) autor(es): Corpo 10, normal. Minicurrículo do(s) autore(s) de 50 a 80 palavras. O minicurrículo deve conter a titulação máxima, vínculo institucional, cidade, país e email, e outros dados relevantes.

*(Não incluir na submissão, apenas na versão final para publicação)

 

3. Revisão cega

Os autores devem garantir que os trabalhos apresentados são anônimos. Não incluía os nomes dos autores, instituições, agradecimentos pessoais ou fundações financiadoras no artigo enviado para submissão.

 

4. Contato

Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação devem ser encaminhadas ao e-mail: ppgdesign@unb.br

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.