Design de notícias

Considerações sobre a importância de inserir o designer no processo criativo cotidiano do jornal impresso

Authors

Keywords:

Português

Abstract

The article discusses the importance of the designer in the creative and daily process of a printed newspaper, as it understands that there is a specific design for the news and defends that journalism should incorporate it in newsrooms. The text approaches communication based on texts by Martino and França on communication theories; conceptualizes the design and shows that it composes its own language, based on Braida and Nojima; and, finally, it makes a brief history about the printed newspaper and its graphic evolution showing that, according to Mores Filho, there is a news design that works as a facilitator of the reading of the pages, but mainly as an organizer of the daily process of journalistic production.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vera L. M. S. Nojima, PUC-Rio

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, Professora do Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro dAD/PUC-Rio, trabalha com as imbricações transversais e interdependentes que se fundam no processo de construção dos saberes entre o Design e as vertentes no âmbito das ciências das linguagens com ênfase nas dimensões da Semiótica e da Retórica. Coordena o Grupo de Estudos Tríades e edita a periódico cientifico TRIADES, Transversalidade – Design – Linguagens. É consultora do CNPq, FAPEMIG, FAPERJ, CAPES, FAPESP Universidade Anhembi-Morumbi (Design), SENAC-SP e Universidade da Região de Joinville (Univille).Dentre suas publicações estão livros capítulos de livros e artigos de periódicos científicos em coautoria com seus orientandos. É consultora do CNPq, FAPEMIG, FAPERJ, CAPES, FAPESP. Recebeu Menção no Prêmio CAPES de TESE 2013, como orientadora da tese “A linguagem hibrida do design: um estudo sobre as manifestações contemporâneas” de Frederico Braida Rodrigues de Paula, e Menção no Prêmio CAPES de TESE 2020 “Design Afirmativo em contextos afrodiaspóricos na animação seriada brasileira” de Sandro Lopes dos Santos.

References

ALMEIDA JUNIOR, Licínio Nascimento. Conjecturas para uma Retórica do Design [Gráfico]. Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima – 2009.

BACELAR, Jorge. A letra: comunicação e expressão. Corvilhã, Portugal. Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.

BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BRAIDA, Frederico; NOJIMA, Vera Lúcia. Por que design é linguagem? 2. ed. Juiz de Fora, MG: Ed. UFJF: FUNALFA, 2016.

______. Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro, RJ: Rio Book’s, 2014.

FRANÇA, Vera. Objeto da comunicação/A comunicação como objeto. In ______; HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p.39-60.

MARTINO, Luiz. De qual comunicação estamos falando?. In ______; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014a. p.11-25.

______. Interdisciplinaridade e objeto de estudo da comunicação. In ______; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014b. p.27-38.

MORAES FILHO, Ary Pimenta de. Design de notícias: um estudo de casos múltiplos. Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima – 2010.

TELES, Expedito. Fundamentos biológicos da comunicação. In: Adísia Sá (Coord.) Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.

Published

2023-09-12

How to Cite

Stamm, M., & L. M. S. Nojima, V. (2023). Design de notícias: Considerações sobre a importância de inserir o designer no processo criativo cotidiano do jornal impresso. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 9(1). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/41654