O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
Mots-clés :
Codesign, Design Social, Design e Educação, Motivação IntrínsecaRésumé
O presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.