O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
Keywords:
Codesign, Design Social, Design e Educação, Motivação IntrínsecaAbstract
O presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.