O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
Palabras clave:
Codesign, Design Social, Design e Educação, Motivação IntrínsecaResumen
O presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación de la obra, al mismo tiempo licenciado bajo la Licencia Creative que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y de la publicación inicial en esta revista.