O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign

Autores/as

  • Heliana Pacheco Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, Brasil.
  • Guilherme Toledo PUC-Rio

Palabras clave:

Codesign, Design Social, Design e Educação, Motivação Intrínseca

Resumen

O presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-09-29

Cómo citar

Pacheco, H., & Toledo, G. (2016). O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670

Número

Sección

Artigos