Um passo para frente e dois para trás: o contexto de agressão às mulheres gamers e os espaços que o game design se ocupa

Auteurs-es

  • Marcelo Vianna Batista Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Bruno Augusto Lorenz Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Filipe Campelo Xavier da Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Résumé

A indústria de gamesmovimentou, em 2015, US$ 22.41 bilhões apenas nos Estados Unidos, desbancando as indústrias do cinema e da música. Compreendido no senso comum como um universo masculino, nos últimos anos tal indústria vê o crescimento da presença das mulheres nos jogos - segundo dados recentes, 51% dos jogadores brasileiros são mulheres. Adotando a perspectiva das teorias da cultura do consumo, os autores realizam uma análise de conteúdo sobre dados coletados em uma surveypara compreender os principais mecanismos de discriminação aos quais as mulheres gamerssão expostas. A partir dos resultados, compreende-se que a indústria ainda falha em representar mulheres em seus jogos, inseridas num contexto sociocultural de dominância masculina, em que o game design precisa atuar além dos aspectos narrativos e visuais. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Vianna Batista, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Av. Dr.
Nilo Peçanha, 1640 - Boa Vista, Porto Alegre - RS, 91330-002.

Bruno Augusto Lorenz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Av. Dr.
Nilo Peçanha, 1640 - Boa Vista, Porto Alegre - RS, 91330-002.

Filipe Campelo Xavier da Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Av. Dr.
Nilo Peçanha, 1640 - Boa Vista, Porto Alegre - RS, 91330-002.

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Publié-e

2017-12-30

Comment citer

Batista, M. V., Lorenz, B. A., & Costa, F. C. X. da. (2017). Um passo para frente e dois para trás: o contexto de agressão às mulheres gamers e os espaços que o game design se ocupa. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 4(2), 1–16. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12317

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