Rituais de Transferência de Significados: a discussão sobre a identidade de gênero das crianças e o projeto de desenvolvimento de brinquedos
Palavras-chave:
Projetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras.Resumo
Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Tânia M.C. Brinquedos e Gênero na educação infantil: um estudo do tipo etnográfico no Estado do Rio de Janeiro. Tese de doutorado. São Paulo, 2003.
BORGES, Laila R. S.; FACTUM, Ana B. S. A relação entre design e gênero em brinquedos infantis. Educação Gráfica, v.18, n.3, p.81-97, 2014.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: por uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
DUARTE, R. Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. Curitiba: UFPR, 2004.
FRANCIS, Becky. Gender, toys and learning. Oxford Review of Education, v. 36, n. 3, p.325-344, 2010.
FROST, Joe L; WORTHAM, Sue C; REIFEL, Stuart. Play and Child Development. Estados Unidos: Pearson, 2011.
KISHIMOTO, Tizuko M; ONO, Andréia T. Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca. Pro-Posições, v. 19, n. 3, p.209-223, 2008.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
VIGOTSKY, Lev. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: África, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.