Rituais de Transferência de Significados: a discussão sobre a identidade de gênero das crianças e o projeto de desenvolvimento de brinquedos

Autores

  • Roberta Rech Mandelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Camila Andrade Scroferneker Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Filipe Campelo Xavier da Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Projetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras.

Resumo

Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos.

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Biografia do Autor

Roberta Rech Mandelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Campus Unisinos, Porto Alegre, Av. Nilo Peçanha, 1640 - Bairro Boa Vista - Porto Alegre, RS, 91330-002.

Camila Andrade Scroferneker, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Campus Unisinos, Porto Alegre, Av. Nilo Peçanha, 1640 - Bairro Boa Vista - Porto Alegre, RS, 91330-002.

Filipe Campelo Xavier da Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Campus Unisinos, Porto Alegre, Av. Nilo Peçanha, 1640 - Bairro Boa Vista - Porto Alegre, RS, 91330-002.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Mandelli, R. R., Scroferneker, C. A., & Costa, F. C. X. da. (2017). Rituais de Transferência de Significados: a discussão sobre a identidade de gênero das crianças e o projeto de desenvolvimento de brinquedos. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 4(2), 61–71. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325

Edição

Seção

Artigos