Organizando big data gerado colaborativamente ”“ um estudo de caso do Infográfico do tipo Linha do tempo do Marco Civil da Internet
Keywords:
Design de interação. visualização de dados. big data. colaboração em rede. infográficos.Abstract
Analisa-se neste artigo os resultados da construção colaborativa de um infográfico de linha do tempo sobre o tema do Marco Civil da Internet. O objetivo é veri car a visualização e organização da informação advinda de diversas fontes em um resultado interativo e que atenda aos princípios de usabilidade e experiência do usuário. Conceito como o big data, design de informação e interação e visualização de dados serão descritos para abordar o paradoxo da organização de grandes volumes de informação. Além disso, faz-se necessário explicar as etapas do processamento do big data, adotadas como critérios utilizados na análise do estudo de caso. Em seguida apresenta-se o estudo de caso proposto, a construção colaborativa da linha do tempo do Marco Civil da Internet. Para tanto descreve-se a metodologia utilizada na coleta de dados e o conjunto de ferramentas e aplicativos adotados durante esta etapa do estudo empírico. O resultado, que chegou a quase oitenta contribuições em quinze dias, é analisado a partir dos critérios de processamento do big data; a aquisição dos dados, o acesso e escolha da arquitetura da inormação e a análise e manipulação dos dados. Em seguida avalia-se a linha do tempo construída colaborativamente e com relação aos seus aspectos visuais, funcionais e de interação. A partir do experimento empírico foi possível concluir que a ferramenta utilizada apresenta suas limitações, mas que ainda assim proporciona um alto nível de interatividade e interoperabilidade. Além disso, destaca-se que foi possível por meio de ferramentas digitais propor, divulgar e sistematizar no formato de infográ co do tipo linha do tempo a proposta de construir de forma colaborativa a narrativa sobre a jornada do Marco Civil da Internet. Por m, são apresentadas as considerações nais sobre possíveis melhorias nas formas de visualização da informação e na aplicação da ferramenta.
Downloads
References
FISCHER, Danyel, et al. Interactions with big data analytics. interactions 19.3 (2012): 50-59.
MCKELVEY, Karissa, et al. Visualizing communication on social media: Making big data accessible. arXiv preprint arXiv:1202.1367(2012).
MCNELY, Brian. Big data, situated people: humane approaches to communication design. Communication Design Quarterly Review 1.1 (2012): 27-30.
MOURA, Maria Aparecida. Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais/Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy. Informação & Informação 14 (2009): 25-45.
O’GRADY, J. V & O’GRADY, K. V. ID. The Information Design Handbook. Cincinnati: How Books, 2008. Pp. 27”“50.
PLAISANT, Catherine. The challenge of information visualization evaluation. Proceedings of the working conference on Advanced visual interfaces. ACM, 2004.
PREECE, Jenniffer.; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
SAFFER, Dan. Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices. 2nd edition. New Riders, 2010.
SIRICHAROEN, Waralak V. Infographics: The New Communication Tools in Digital Age. The International Conference on E-Technologies and Business on the Web (EBW2013). The Society of Digital Information and Wireless Communication, 2013.
TIEN, James M. Big data: Unleashing information. Journal of Systems Science and Systems Engineering 22.2 (2013): 127-151.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.