Comunicação visual nas fachadas da via W3Norte em Brasília: índice dos modos como a cidade moderna é vista e interpretada

Autores

  • Fátima Aparecida dos Santos
  • Rogério José Camara

Palavras-chave:

Comunicação visual. cidade. moderno. Brasília.

Resumo

Trata-se neste artigo da relação entre a comunicação visual de uma avenida de comércio popular em Brasília. Analisa-se e documenta-se o modo como os comerciantes entendem o projeto moderno da cidade de Brasília e tentam reproduzir em suas fachadas os índices da modernidade. Aborda-se ainda do con ito entre as características e símbolos trazidos pelo homem do campo para uma cidade moderna. Como método de trabalho estudaram-se documentos o ciais da cidade, textos históricos sobre o modernismo, o modernismo no Brasil, a história de Brasília e a história do design no Brasil; entrevistaram-se os comerciantes; realizou-se o registro iconográ co da via W3Norte utilizando fotogra a e vídeo. A hipótese inicial de trabalho foi a de que a visualidade da Via W3Norte tinha surgido a partir de uma apropriação espontá‚nea de área pública. Comprovou-se entretanto que as modi cações de projeto foram realizadas pelo poder público e que a visualidade da via resulta da necessidade do comerciante expressar sua cultura oportunizada pelo fato da comunicação visual e do design das fachadas possuírem regras menos rígidas do que a arquitetura das lojas.

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Publicado

2016-10-07

Como Citar

Santos, F. A. dos, & Camara, R. J. (2016). Comunicação visual nas fachadas da via W3Norte em Brasília: índice dos modos como a cidade moderna é vista e interpretada. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 1(1), 15–32. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/15738

Edição

Seção

Artigos