Organizando big data gerado colaborativamente ”“ um estudo de caso do Infográfico do tipo Linha do tempo do Marco Civil da Internet

Autores

  • Adriana Veloso Meireles
  • Rogério José Camara
  • Virgínia Tiradentes Souto Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Design de interação. visualização de dados. big data. colaboração em rede. infográficos.

Resumo

Analisa-se neste artigo os resultados da construção colaborativa de um infográfico de linha do tempo sobre o tema do Marco Civil da Internet. O objetivo é veri car a visualização e organização da informação advinda de diversas fontes em um resultado interativo e que atenda aos princípios de usabilidade e experiência do usuário. Conceito como o big data, design de informação e interação e visualização de dados serão descritos para abordar o paradoxo da organização de grandes volumes de informação. Além disso, faz-se necessário explicar as etapas do processamento do big data, adotadas como critérios utilizados na análise do estudo de caso. Em seguida apresenta-se o estudo de caso proposto, a construção colaborativa da linha do tempo do Marco Civil da Internet. Para tanto descreve-se a metodologia utilizada na coleta de dados e o conjunto de ferramentas e aplicativos adotados durante esta etapa do estudo empírico. O resultado, que chegou a quase oitenta contribuições em quinze dias, é analisado a partir dos critérios de processamento do big data; a aquisição dos dados, o acesso e escolha da arquitetura da inormação e a análise e manipulação dos dados. Em seguida avalia-se a linha do tempo construída colaborativamente e com relação aos seus aspectos visuais, funcionais e de interação. A partir do experimento empírico foi possível concluir que a ferramenta utilizada apresenta suas limitações, mas que ainda assim proporciona um alto nível de interatividade e interoperabilidade. Além disso, destaca-se que foi possível por meio de ferramentas digitais propor, divulgar e sistematizar no formato de infográ co do tipo linha do tempo a proposta de construir de forma colaborativa a narrativa sobre a jornada do Marco Civil da Internet. Por m, são apresentadas as considerações nais sobre possíveis melhorias nas formas de visualização da informação e na aplicação da ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Tiradentes Souto, Universidade de Brasília

Departamento de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília.

Referências

DUQUE, Luciano Alessandro, VIEIRA, Angel Freddy Godoy. Organização da informação na web: interfaces para o trabalho colaborativo. (2013).
FISCHER, Danyel, et al. Interactions with big data analytics. interactions 19.3 (2012): 50-59.
MCKELVEY, Karissa, et al. Visualizing communication on social media: Making big data accessible. arXiv preprint arXiv:1202.1367(2012).
MCNELY, Brian. Big data, situated people: humane approaches to communication design. Communication Design Quarterly Review 1.1 (2012): 27-30.
MOURA, Maria Aparecida. Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais/Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy. Informação & Informação 14 (2009): 25-45.
O’GRADY, J. V & O’GRADY, K. V. ID. The Information Design Handbook. Cincinnati: How Books, 2008. Pp. 27”“50.
PLAISANT, Catherine. The challenge of information visualization evaluation. Proceedings of the working conference on Advanced visual interfaces. ACM, 2004.
PREECE, Jenniffer.; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
SAFFER, Dan. Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices. 2nd edition. New Riders, 2010.
SIRICHAROEN, Waralak V. Infographics: The New Communication Tools in Digital Age. The International Conference on E-Technologies and Business on the Web (EBW2013). The Society of Digital Information and Wireless Communication, 2013.
TIEN, James M. Big data: Unleashing information. Journal of Systems Science and Systems Engineering 22.2 (2013): 127-151.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Meireles, A. V., Camara, R. J., & Souto, V. T. (2018). Organizando big data gerado colaborativamente ”“ um estudo de caso do Infográfico do tipo Linha do tempo do Marco Civil da Internet. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 2(1), 105–119. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/15702

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2