Design de notícias

Considerações sobre a importância de inserir o designer no processo criativo cotidiano do jornal impresso

Autores

Palavras-chave:

jornalismo, design, linguagem, comunicação, jornal impresso

Resumo

O artigo discorre sobre a importância do designer no processo criativo e diário de um jornal impresso, pois entende que existe um design específico para as notícias e defende que o jornalismo o incorpore nas redações. O texto aborda a comunicação com base em textos de Martino e França sobre as teorias da comunicação; conceitua o design e mostra que este compõe uma linguagem própria, com base em Braida e Nojima; e, por fim, faz um breve histórico acerca do jornal impresso e sua evolução gráfica mostrando que, conforme Mores Filho, existe um design de notícias que funciona como facilitador da leitura das páginas, mas, principalmente, como organizador do processo diário de produção jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera, PUC-Rio

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, Professora do Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro dAD/PUC-Rio, trabalha com as imbricações transversais e interdependentes que se fundam no processo de construção dos saberes entre o Design e as vertentes no âmbito das ciências das linguagens com ênfase nas dimensões da Semiótica e da Retórica. Coordena o Grupo de Estudos Tríades e edita a periódico cientifico TRIADES, Transversalidade – Design – Linguagens. É consultora do CNPq, FAPEMIG, FAPERJ, CAPES, FAPESP Universidade Anhembi-Morumbi (Design), SENAC-SP e Universidade da Região de Joinville (Univille).Dentre suas publicações estão livros capítulos de livros e artigos de periódicos científicos em coautoria com seus orientandos. É consultora do CNPq, FAPEMIG, FAPERJ, CAPES, FAPESP. Recebeu Menção no Prêmio CAPES de TESE 2013, como orientadora da tese “A linguagem hibrida do design: um estudo sobre as manifestações contemporâneas” de Frederico Braida Rodrigues de Paula, e Menção no Prêmio CAPES de TESE 2020 “Design Afirmativo em contextos afrodiaspóricos na animação seriada brasileira” de Sandro Lopes dos Santos.

Referências

ALMEIDA JUNIOR, Licínio Nascimento. Conjecturas para uma Retórica do Design [Gráfico]. Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima – 2009.

BACELAR, Jorge. A letra: comunicação e expressão. Corvilhã, Portugal. Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, 1998.

BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BRAIDA, Frederico; NOJIMA, Vera Lúcia. Por que design é linguagem? 2. ed. Juiz de Fora, MG: Ed. UFJF: FUNALFA, 2016.

______. Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro, RJ: Rio Book’s, 2014.

FRANÇA, Vera. Objeto da comunicação/A comunicação como objeto. In ______; HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p.39-60.

MARTINO, Luiz. De qual comunicação estamos falando?. In ______; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014a. p.11-25.

______. Interdisciplinaridade e objeto de estudo da comunicação. In ______; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera (Org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014b. p.27-38.

MORAES FILHO, Ary Pimenta de. Design de notícias: um estudo de casos múltiplos. Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima – 2010.

TELES, Expedito. Fundamentos biológicos da comunicação. In: Adísia Sá (Coord.) Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Stamm, M., & L. M. S. Nojima, V. (2023). Design de notícias: Considerações sobre a importância de inserir o designer no processo criativo cotidiano do jornal impresso. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 9(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/41654