Design universal

A inclusão da comunidade surda em concertos de música ao vivo

Autores

  • Dolores Nunes Konica Minolta
  • Adelino Cunha Universidade Europeia
  • Ana Marques Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

design inclusivo, design, música ao vivo, surdez

Resumo

Este artigo explora as chances de criar ambientes inclusivos de concertos ao vivo para comunidades surdas por meio do Design Inclusivo. A inclusão de um intérprete de língua de sinais em um concerto é suficiente para torná-lo inclusivo? Como podemos fazer essa inclusão? Fazer concertos de música ao vivo inclusivos aumentará o interesse e a diversidade dos espectadores? Começamos por apresentar um quadro teórico de design e inclusão. Exploramos conceitos como Design Inclusivo, Design Universal e Design para Todos e como eles podem ser aplicados em serviços e ambientes, não apenas em produtos. Concluímos o referencial teórico da surdez, tanto em seus parâmetros científicos quanto em abordagens sociais. O artigo procede então à problematização através de uma pesquisa realizada com a comunidade surda em Portugal. Os resultados permitem apresentar a proposta de inclusão de um intérprete especializado em interpretação de letras em palco de concertos.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Nunes, D., Cunha, A., & Marques, A. . (2021). Design universal: A inclusão da comunidade surda em concertos de música ao vivo. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/37617